Mundo Maria

Entretenimento, lifestyle, arte e tudo que move o mundo dos influenciadores nas redes sociais.


Casamentos em épocas de pandemia. Desmarco, remarco ou cancelo?

Em entrevista com a wedding planner Ana Toniolo, vamos tirar dúvidas e tentar ajudar quem quer casar ou já está com casamento marcado

Hello! Essa matéria eu dedico aos noivos de plantão, que estão com dúvidas sobre casar em tempos de pandemia: se desmarcam, adiam, ou se cancelam e esperam a vacina chegar a todas as idades.

Vamos nessa matéria junto com a wedding planner Ana Toniolo tirar essas dúvidas.

Ana Toniolo, wedding planner que nos concedeu a entrevista diretamente de ZuriqueA entrevistada Ana Toniolo, que vai tirar nossas dúvidas sobre casamentos em épocas de pandemia- Reprodução: Foto por Marcela – Hashtag Italy/ND

Realizamos uma entrevista via Zoom, pois a Ana mora em Zurique, na Suíça, onde abriu sua empresa e presta assessoria para noivos brasileiros que tem o sonho de se casar em belos destinos europeus contando com uma equipe local de confiança e segura.

Quando morava aqui em Florianópolis, a Ana também atuava no mercado de organização de eventos e se mudou para a Europa para focar no segmento de Destination Weddings que vinha crescendo cada vez mais. Ana comentou comigo que os destinos mais procurados pelos seus clientes brasileiros ultimamente tem sido Itália, França e Suíça.

– Reprodução; Fotos Shooting por Diane Sotero/ND– Reprodução; Fotos Shooting por Diane Sotero/ND

Como andam os planejamentos dos eventos agora em meio à pandemia, Ana? Sinto que está sendo um dos segmentos de mercado mais afetados, não?

“A Covid-19 está afetando muito o mercado de casamentos do mundo inteiro. De um lado temos toda uma cadeia de prestadores de serviço que está há mais de um ano sem poder trabalhar (buffet, DJs, floristas, etc). E de outro lado temos casais de noivos precisando adiar o dia tão sonhado de seu casamento, sem nem saber prever a data ideal para a remarcação.”

– Reprodução/ Fotos Shooting por Diane Sotero/ ND– Reprodução/ Fotos Shooting por Diane Sotero/ ND

Agora a pergunta do momento: E os cancelamentos, como seus clientes estão lidando com tudo isso?

“Com a pandemia, os noivos que estavam com casamento agendado para 2020 precisaram reajustar seus planos. A maioria dos casais vem optando por reagendar o casamento para 2022 e muitos estão alterando também o formato do evento, reduzindo a quantidade de convidados para criar uma proposta de Destination Wedding  intimista, em torno de 40 a 50 convidados.”

De fato, comentei que devido a essa fase caótica que estamos passando, muitos casais perderam aquela vontade de fazer grandes festas com 300 pessoas ou até mais e reduzir a poucos e bons amigos e alguns familiares, assim todos ficam mais seguros e até mesmo o valor reduz bastante.

Para aqueles que querem casar de imediato ou não aguentam mais esperar ou adiar, porque casar não é apenas uma festa – para a maioria das mulheres é um sonho que vem desde pequeninha, ela diz:

“A grande questão é que um casamento representa mais do que apenas um dia especial para os noivos, ele formaliza o início de uma nova fase de vida para o casal. Por isso, o que tenho percebido é que os casais que têm a urgência de realizar o casamento para poder, por exemplo, ter filhos ou morar juntos estão sim optando por cancelar suas festas de casamento e tornando essa celebração algo muito menor, entre familiares apenas.”

Cancelamentos

Sobre os cancelamentos de cerimônia de casais brasileiros que tinham programado casar fora, Ana disse que até o momento só teve 1 casal de clientes optando por cancelar seu Destination Wedding. Neste caso os noivos já tinham definido que não morariam juntos enquanto não estivessem casados.

“E esse foi um dos principais motivos para decidir cancelar o sonho que eles tinham de casar na Europa. O lado positivo para este casal foi que eles não precisaram passar pelo stress de um cancelamento não reembolsado. Eles cancelaram tudo no início do ano passado, quando o mundo, como um todo, ainda estava vivendo o início da pandemia e os próprios fornecedores de casamento estavam mais flexíveis à devolução do dinheiro”.

E como os seus outros clientes estão reagindo agora?

“Fora este casal que cancelou, todos os outros noivos mantiveram os planos do casamento e só postergaram a data. Alguns deles já estão até na terceira alteração de data, mas o que os motiva a não desistir é a grande vontade que eles possuem de viver uma experiência de casar na Europa.”

Um casamento no formato dos que a Ana organiza, geralmente não se resume a apenas um dia de festa, e sim a uma viagem com vários dias de programações especiais. Isso acaba se tornando uma experiência inesquecível não só para os noivos, mas também para os convidados.

Eu mesma já viajei para o casamento de amigos meus fora do Brasil e as memórias que tenho dessas viagens são super especiais até hoje. A gente cria uma convivência incrível no destino do casamento com todo o grupo de convidados por normalmente uns 3 ou 4 dias, e acabam rolando mais festas nesse ínterim.

É realmente difícil substituir uma experiência completa como essa, né?

“Com certeza! O que eu mais escuto dos meus clientes, noivos, é que eles simplesmente não querem transferir seus casamentos para o Brasil só pra poder casar logo, porque isso significaria desistir de fazer o que estavam sonhando desde o início do planejamento do casamento e depois ficariam sempre pensando: “O casamento foi lindo, mas teria sido incrível se tivesse acontecido na Europa como estava programado antes”.

– Reprodução/ Fotos Shooting por Diane Sotero/ ND– Reprodução/ Fotos Shooting por Diane Sotero/ ND

E uma perguntinha que eu não poderia deixar de fazer a ela:  e os convites impressos. O que fazer, se já foram entregues?

Então, ela me contou que alguns noivos já haviam enviado os convites impressos e estão enviando agora cartas para informar a alteração de data do casamento. Alguns criando caixas diferentes para mandar por correio com essa mensagem e outros optando por enviar o comunicado através de artes digitais, opção que sai bem mais barata.

– Reprodução/ Fotos Shooting por Diane Sotero/ ND– Reprodução/ Fotos Shooting por Diane Sotero/ ND

E para finalizar essa nossa entrevista que cruzou oceanos, pedi a ela para me dizer o que espera para o futuro no quesito casamentos, agora que as vacinas começaram a entrar em ação, mesmo que aos poucos.

“Acredito que esse período difícil, cheio de restrições, tem alimentado diariamente a vontade de todos nós de sair, de viajar e de poder se divertir na companhia de todo mundo que amamos. Não sabemos estimar quando isso vai ser possível, mas temos a certeza que a hora que isso tudo passar, as viagens e os casamentos que organizamos serão ainda mais memoráveis para os nossos clientes do que já eram antes! Não vejo a hora desse sonho acontecer!”.

Espero que essa matéria clareie e ajude todos os noivos de plantão!

Créditos de toda a equipe da Ana Toniolo que nos concedeu a entrevista: Créditos da foto: Planning & Design @anatonioloweddings / Photo @dianesoterophoto / Video @weddinghistories / Beauty @thaisfritzen_profissional /Flower Design
@sartoria_floreale/ Villa @villa_balbiano @theheritagecollection/ Dress@universo.karenrodrigues/Mobiliario@sunlake.catering@tablesetrentals / Papelaria e Detalhes @lartdon @chloe.studio