Do projeto à decoração, escolhas responsáveis para o ambiente

Casa à beira-mar tem materiais eco-friendly como fibras naturais, estruturas metálicas e redução de resíduos em até 70% em benefício do meio ambiente

Na parte externa, um grande deck suspenso ,preservando a vegetação nativa, toda recuperada. Feito em madeira ecológica – Ilustrações render Luana Damiani/NDNa parte externa, um grande deck suspenso ,preservando a vegetação nativa, toda recuperada. Feito em madeira ecológica – Ilustrações render Luana Damiani/ND

Para esta edição do Decora Mais, a expert Cláudia Couto escolheu a parte externa de um projeto que está executando, com benefícios para o meio ambiente, tanto na estrutura como nos móveis.

“Atualmente, procuramos muito mais reutilizar materiais e escolher produtos eco-friendly, que já fazem parte do escopo de um bom projeto. Madeiras, metais, fibras naturais, tecidos e todas as composições de mobiliários são pensadas em reaproveitamento, lixo zero, sustentabilidade”, pontua Cláudia.

Essa casa é à beira-mar no litoral catarinense e é exemplo do conceito. “Quando entrei no projeto, a casa já estava contratada para ser executada por uma construtora de Curitiba, especializada em Steel Frame, um modelo construtivo com chapas metálicas. Junto da equipe de arquitetura, ajustamos o layout para ir ao encontro das necessidades dos clientes”, conta.

“Por meio de nossa pesquisa junto ao cliente, descobrimos o estilo de vida deles e como gostariam de usar a casa. Feitas as alterações internas, passamos para a fase de ajustes no arquitetônico e complementares”, descreve.

Tecnologia construtiva com até 70% de redução de resíduos

Parte do deck com pergolado, onde foi utilizada a madeira ecológica no sistema Arkodeck – Foto: Ilustração render Luana DamianiParte do deck com pergolado, onde foi utilizada a madeira ecológica no sistema Arkodeck – Foto: Ilustração render Luana Damiani

A construtora que foi contratada atua na área de construção civil utilizando-se de altas tecnologias, entre elas, a construção em Steel Frame (Que são estruturas de perfis de aço galvanizados com fechamento em placas, podendo ser cimentícias, sistema EIFS e Drywall).

Os materiais têm como principal característica maior rapidez na construção e redução de até 70% dos resíduos gerados durante a obra, pois tudo é recolhido e reciclado.

O desempenho térmico e acústico também é superior aos sistemas tradicionais, gerando no uso menos desperdício de energia. E durante a obra, o uso de água é muito baixo.

O projeto tem um um grande Deck suspenso, preservando a vegetação nativa, toda recuperada. Esse Deck é de madeira ecológica no sistema Arkodeck, composto de madeira ecológica e HDPE, que tem textura de madeira, é resistente à umidade, à prova de mofo, insetos, não se deteriora, não precisando manutenção periódica e de fácil manuseio e instalação.

Cuidados no mobiliário, desde a madeira até os tecidos

Sofá Swell, da Saccaro, todo em lona Pet, resistente à água e ao desbotamento – Foto: Divulgação Saccaro

No mobiliário externo, a preocupação se mantém: foram escolhidos o sofá Swell da Saccaro, todo em lona Pet, resistente à água e ao desbotamento, e os sofás Strauss, todos em madeira de reflorestamento e fibras sintéticas.

Sofá Strauss, da Saccaro, em madeira de reflorestamento e fibras sintéticas – Foto: Divulgação SaccaroSofá Strauss, da Saccaro, em madeira de reflorestamento e fibras sintéticas – Foto: Divulgação Saccaro

No interior da casa, toda em estilo clássico americano, mas de maneira bem leve, as boiseries foram feitas com as molduras em poliestireno da Santa Luzia.

Moodboard dos tecidos inteligentes da Bontempo utilizados na decoração – Foto/Divulgação: Cláudia CoutoMoodboard dos tecidos inteligentes da Bontempo utilizados na decoração – Foto/Divulgação: Cláudia Couto

Os tecidos escolhidos em algodão e linho trazem conforto  e elegância. Todo mobiliário fixo está sendo executado pela Bontempo, que tem uma grande fábrica com uma incrível consciência ecológica e faz móveis que “expressam o interior de cada cliente com múltiplas possibilidades.”

SOBRE APROFISSIONAL

Cláudia Couto sempre foi apaixonada por decoração de interiores. “Gosto de me envolver nos projetos, tratando cada detalhe com muito carinho. Estou há mais de 20 anos à frente do meu escritório, com participação nas maiores mostras do setor e várias vitrines de lojas. Atuo principalmente em projetos residenciais, trazendo sofisticação e leveza, dentro deum estilo clássico com mesclas de contemporaneidade”, diz.

Conte com uma profissional que vai ajudar você a planejar seus ambientes com estilo, do jeito que sempre sonhou!

CONTATOS

+

Decora Mais

Loading...