Edição de Florianópolis da mostra CASACOR 2018 abre oficialmente neste domingo

No bairro Santo Antônio de Lisboa, evento traz ambientes que trazem tendências de arquitetura, decoração, paisagismo e design por profissionais de SC

Pedro Tessarollo e Jairo Lopes conectam morador e natureza no ambiente Little Jungle - Lio Simas/Divulgação/ND
Pedro Tessarollo e Jairo Lopes conectam morador e natureza no ambiente Little Jungle – Lio Simas/Divulgação/ND

Tendências em materiais, novos conceitos e comportamentos de morar bem estarão em evidência a partir deste domingo, na Capital, quando abre oficialmente a CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2018. Desta vez, o espaço escolhido para sediar a mostra de arquitetura, decoração e design fica na Estrada Caminho dos Açores, no bairro Santo Antônio de Lisboa, uma escolha que conversa com o tema deste ano, “A Casa Viva”.

Serão 25 ambientes e 40 profissionais catarinenses assinando os espaços que vão de sala de leitura, jardim estar, suítes de hóspede, entre outros. “Nós teremos, nesses 43 dias, um palco para o mercado do setor, e desejamos a todos os nossos parceiros, ótimos negócios. Ao público, sugerimos que aproveite o passeio, porque a casa está muito bonita”, enfatiza a diretora.

A mostra ficará aberta até o dia 25 de novembro e o público terá oportunidades de apreciar arte, gastronomia, entretenimento e conteúdo, aliando sua imagem ao universo das tendências e da inovação. O espaço também sedia vários eventos durante todo o tempo de funcionamento. “Temos uma plataforma de testes para novos produtos, tecnologias e experiências com um target extremamente exigente e qualificado”, reforçam os franqueados, o casal Francis e Luiz Bernardo.

A varanda ganhou ar contemporâneo no projeto de Mariana Pesca, Elise Lacerda e Ivana Bernart - Lio Simas/Divulgação Casacor/ND
A varanda ganhou ar contemporâneo no projeto de Mariana Pesca, Elise Lacerda e Ivana Bernart – Lio Simas/Divulgação Casacor/ND

Considerada a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACOR, do Grupo Abril, está em 17 praças brasileiras e quatro países. A CASACOR SC vem de uma temporada de números recordes na Costa Verde & Mar, em Itapema, no primeiro semestre, quando esteve em cartaz com 35 ambientes e 57 profissionais de 12 municípios catarinenses e Curitiba. Cerca de 25 mil pessoas visitaram o Beach Place Itapema, antigo Plaza. Todas as expectativas de bilheteria foram superadas, com aproximadamente 40% acima de 2017. Foram realizados 71 eventos dentro da mostra no período. A expectativa é de repetir este sucesso na Capital.

Confira as tendência que antecipamos na mostra ao leitor:

Juliana Pippi prioriza os elementos no Banheiro Essencial Deca - Lio Simas/Divulgação/ND
Juliana Pippi prioriza os elementos no Banheiro Essencial Deca – Lio Simas/Divulgação/ND

Novidades em materiais

Muitos materiais naturais, em harmonia com o tema da CASACOR este ano, “A Casa Viva”. Madeiras, pedras, mármores… Em sintonia com o terreno, à beira da Mata Atlântica e diante do mar. Inclusive, o ambiente Casa Areia, tem areia mesmo.

Gabriel Bordin assina a Casa Ônix By Karsten, lugar de respiro e resguardo - Lio Simas/Divulgação/ND
Gabriel Bordin assina a Casa Ônix By Karsten, lugar de respiro e resguardo – Lio Simas/Divulgação/ND

Um comportamento novo

O Espaço urbano Mayu, por exemplo, ressiginifica os modos de trabalhar. Há espaço para meditar, por exemplo, além de biblioteca, quarto, galeria de arte e banheiro. É uma casa com conceito cubo para um home office urbano. Também a Casa Ônix By Karsten, por exemplo, que tem conceito de refúgio urbano, um lugar para descansar em meio à natureza, só que no meio da cidade.

Tendências de construção

Os  contêineres continuam em alta, e agora a casa cubo, feita com estrutura de alumínio. Também um sistema utilizado na construção de presídios, em concreto e metálico, mas dando muito charme a um loft. Esses sistemas estão em alta no mercado por várias razões: seja por praticidade, sustentabilidade ou baixo custo. A construção da casa pode ficar mais simples, sem deixar de ter estilo. São tendências mundiais.

Beleza no jardim

Paisagistas muito experientes aceitaram desafios de costurar, com o verde, os ambientes da casa. O jardim já é muito propício, com árvores enormes, frutíferas e muitas variações. Os profissionais aproveitaram esses potenciais e usaram o terreno com muita criatividade. Há uma cascata, com um riacho e peixes, piscinas, plantas exóticas, raras e variadas… E muitas outras novidades no paisagismo!

Tecnologia em alta

Os ambientes no padrão da CASACOR já são automatizados há anos. A diferença é que tudo está mais digital. O visitante vai perceber que tem mais carregadores de celular nos espaços, por exemplo. E muitas formas de integração com a tecnologia, a exemplo da Bilheteria, patrocinada pela Intelbras.

Marcelo Salum, na Sala Kidron, se inspirou na arquitetura nômade - Lio Simas/Divulgação/ND
Marcelo Salum, na Sala Kidron, se inspirou na arquitetura nômade – Lio Simas/Divulgação/ND

As Cores desta CASA

Na pegada “Casa Viva”, o verde é o novo preto, básico! Cores que têm sido escolhidas pela Pantone nos últimos anos são as tendências. Especialmente no bairro Santo Antônio de Lisboa, o tom canela reflete o lindo pôr do sol. O preto e o cinza, claro, sempre dão ares de sofisticação. Mas há muitas cores vivas nas manifestações de street art na mostra.

Inovação na cozinha

Os equipamentos estão cada vez mais escondidos atrás de materiais tecnológicos e fáceis de limpar. A cozinha agora é o coração da casa, integrada a todos os ambientes. Então ela é limpa nas formas, nos materiais, e muito funcional, para a correria do dia a dia.

Acolhemos bem?

A integração com o meio, a simplicidade com estilo. O contato com a natureza. A casa tem ambientes menores, mas que acolhem muito bem qualquer grupo, pela funcionalidade.

A lavanderia de Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo traz memórias afetivas - Lio Simas/Divulgação/ND
A lavanderia de Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo traz memórias afetivas – Lio Simas/Divulgação/ND

Vamos compactar?

O conceito de casa está mais forte a cada ano. Um ambiente é uma casa. Em apenas um espaço, como um loft, pode-se ter tudo à mão. É uma exigência do cotidiano e as pessoas precisam de mais tempo para dedicar a si mesmas. As tiny houses são exemplos disso.

Sala de Leitura, de Marisa Lebarbenchon, tem peças de designers premiados - Lio Simas/Divulgação Casacor/ND
Sala de Leitura, de Marisa Lebarbenchon, tem peças de designers premiados – Lio Simas/Divulgação Casacor/ND

A seleção

A mostra tem profissionais muito experientes e premiados em nível nacional e até mesmo internacional, que certamente vão surpreender os visitantes. Curadorias de arte apuradas, projetos desafiadores e ideias que ajudam as pessoas a viverem melhor estão expostos. Agora é visitar e aproveitar as inspirações desta edição!

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Arquitetura e Decoração

Loading...