Mundo Maria

maria.petrelli@ndtv.com.br Entretenimento, lifestyle, arte e tudo que move o mundo dos influenciadores nas redes sociais.


Jardim de inverno traz a natureza para dentro de casa

Com a ajuda de uma arquiteta expert no assunto, aprenda dicas simples de como fazer o seu próprio jardim de inverno

Hello, Leitores!!! Depois da pandemia muitas pessoas perceberam o quanto estar em contato com a natureza pode nos fazer bem! Caminhar pela praia, fazer trilhas, cuidar de um jardim se tornaram necessários diante do isolamento social e muita gente transformou essas práticas em hábitos.

Com a ajuda de uma arquiteta expert no assunto, aprenda dicas simples de como fazer o seu próprio jardim de inverno Jardim de inverno dentro de casa. Créditos Dayvison De oliveira Silva/Divulgação/ND

Contemplar a natureza faz bem e trazê-la para dentro de casa se tornou ainda mais comum. Assim, os jardins de inverno ganham cada vez mais espaço, mesmo que pra isso, não precisem de tanto espaço assim.

Qualquer cantinho da casa pode abrigar um pequeno jardim, mas a vantagem dos jardins de inverno é que eles geralmente possuem plantas mais resistentes e que não precisam de tanta manutenção.

Quem explica dessa vez é a arquiteta Natália Xavier. Para ela os jardins de inverno dão aquele charme na decoração, além de trazerem vida aos espaços. “Você pode montá-los tanto na cozinha, como na sala de estar ou de jantar, no banheiro, na varanda, no quarto ou até mesmo embaixo da escada e são diversos os tipos de plantas e acessórios para deixar tudo bonito e harmonioso”, disse.

Mas Mundo Maria, o que é um jardim de inverno?       

Esse estilo de paisagismo surgiu nos países onde o inverno atingia temperaturas muito baixas. Por conta do clima muito frio, era impossível as plantas permanecerem vivas durante a estação.

Devido a necessidade de ter mais contato com a natureza na época em que a área externa estava tomada por neve e pela baixa temperatura, surgiu o jardim de inverno. Esse espaço nasceu com o intuito de criar um ambiente natural dentro de casa. Embora o frio aconteça mais no sul do país, o jardim de inverno se popularizou pelo Brasil, ocupando espaços em casas e até mesmo em apartamentos.

Natália explica que há diferentes tipos de jardins de inverno. “Se optar por fazer um jardim de inverno sem paredes, significa que deseja integrar mais os cômodos da sua casa, o que vai ajudar a passar uma ideia de amplitude no ambiente. Essa opção pode ser feita com ou sem cobertura e vai depender se você quer que ela receba chuva, ou não, dependendo do local. Também dá para fazer com paredes de vidro, para dar mais destaque para o espaço, possibilitando ser visto de diversos cômodos da casa”, explicou.

Com a ajuda de uma arquiteta expert no assunto, aprenda dicas simples de como fazer o seu próprio jardim de inverno Jardim de inverno dentro de um apartamento. Créditos Dayvison De Oliveira/Divulgação/ND

Quais plantas usar no jardim de inverno?

Você sabia que não são todos os tipos de plantas que podem ser colocadas nesse espaço?

Dê preferência para estas opções: palmeira ráfis, rosa de pedra, mini cactos, rosa do deserto, begônia, lírios da paz, violetas, lança de São Jorge, bambu da sorte, bromélia, pacová e samambaia.

Depois de escolher o local decida se vai montar um canteiro com terra fértil, colocando as plantas direto no solo, ou usar apenas vasos prontos. Tudo vai depender do espaço disponível, das espécies de plantas que vai utilizar e também do tempo que vai poder dedicar na montagem desse paisagismo.

Se a área do jardim for grande, você pode colocar uma fonte de água, ou até mesmo um pequeno lago para deixar o ambiente mais bonito e decorado. Para que o espaço fique mais confortável, acolhedor e completo, coloque bancos de madeira, futons, ou almofadas.

“É legal também acrescentar pedras e cascalhos, que são clássicos nos jardins de inverno. Isso se deve ao fato de que eles ajudam a absorver melhor a umidade e também criam caminhos no local, abrindo passagem para quem for entrar no jardim. Uma outra opção é forrar o chão com um deck de madeira, mas como dissemos, vai depender do espaço que você tem”, finalizou a arquiteta.

Com a ajuda de uma arquiteta expert no assunto, aprenda dicas simples de como fazer o seu próprio jardim de inverno Mais uma opção de jardim de inverno com as plantas indicadas pela arquiteta. Créditos:Dayvison De Oliveira/Divulgação/ND

E agora, porque não se arriscar e montar o seu próprio jardim de inverno?

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Diversa+ na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...