Loft Duo resgata o uso das fibras naturais na decoração

Muito usado antigamente em mobiliários para varandas, o material está de volta, trazendo leveza e um toque natural para projetos de interiores de diversos estilos

O uso das tramas naturais como vime, palha, corda, bambú ou similar na decoração está voltando com força total após um período fora de cena. Só que agora, o que antes era utilizado apenas em casas de campo ou praia, está compondo principalmente espaços contemporâneos urbanos, deixando para trás o estigma de serem peças remanescentes da casa da vovó.

CASACOR – Foto: Fernando Willadino/ND

Além disso, com a revalorização do artesanato o material entra trazendo um toque de charme e design a ambientes como cozinhas, sala de jantar, varandas e até mesmo em escritórios, que geralmente caracterizam-se por uma decoração moderna. Como no caso do Loft Duo, ambiente assinado por Cris Passing, na Casa Cor Florianópolis 2019, que traz diversas maneiras de compor uma decoração contemporânea com elementos de fibra natural. Seja em releituras inusitadas, na composição de móveis planejados ou em peças soltas como poltronas, tapetes ou na clássica cadeira de balanço.

CASACOR – Foto: Fernando Willadino/ND

Para a arquiteta, uma das tendências para o uso das fibras naturais está em aplicar o material em divisórias como portas pivotantes, biombos ou em portas de armários nos quartos. “O uso da palha natural que já foi tratada para garantir resistência e durabilidade, por exemplo, é muito indicado para as regiões litorâneas, em que é preciso contornar os problemas com a alta umidade. No caso do closet, os vazados dos desenhos ajudam principalmente na ventilação das roupas, além de dar um toque charmoso ao ambiente”, explica.

Cris Passing – Foto: Fernando Willadino/ND

A presença de elementos da natureza na decoração de casas e apartamentos reflete o retorno à valorização das coisas simples. Que no caso das tramas naturais ganha um bônus pela sua versatilidade, sendo que móveis e peças com este estilo ficam bem em qualquer espaço e o seu acabamento ainda pode ser pintado em diversas cores. “Não acontece mais da palha soltar, descascar, ou das tramas serem incômodas em cadeiras e poltronas. Hoje estes elementos recebem tratamento que os tornam maleáveis, confortáveis e duradouros. Tecnologia e processos sustentáveis estão ditando esta tendência, que penso ter vindo para ficar”, destaca Cris.

Sobre a CASACOR / Santa Catarina

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.

CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019
QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h. Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras
ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.
INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)
INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894
https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/

+

CasaCor 2019