O badalado The Garden Loft: Os ambientes da CASACOR / Santa Catarina

Fábio Silva e Allan Chierighini, da Progetta Studio e a profissional Rose Campos Martorano agitam a cena da mostra num jardim de tirar o fôlego

The Garden Loft, por Fábio Silva e Allan Chierighini, da Progetta Studio, e pela profissional Rose Campos Martorano - Foto/Lio Simas
The Garden Loft, por Fábio Silva e Allan Chierighini, da Progetta Studio, e pela profissional Rose Campos Martorano – Foto/Lio Simas

O espaço encantador de The Garden Loft conquistou os corações dos visitantes da CASACOR / Santa Catarina em Florianópolis. O trabalho foi feito em conjunto pelos profissionais Fábio Silva e Allan Chierighini, da Progetta Studio e pela profissional Rose Campos Martorano.

Rose Campos Martorano, além de participar de todas as etapas do projeto, cuidou da parte de interiores e, junto aos parceiros Allan e Fábio, promoveu os agitos sociais mais badalados da mostra em Floripa este ano. “Foi uma imensa alegria receber tantos amigos queridos e visitantes e perceber o bem-estar que as pessoas sentiram em nosso ambiente”, diz Rose. “Nós mostramos que uma boa parceria entre profissionais pode fazer muito sucesso na mostra”, comemora.

Inovação em sistema construtivo

“Apresentar um projeto com tecnologias construtivas nunca antes vistas, no Brasil, em tempo recorde, foi a intenção do nosso projeto. Uma arquitetura com linhas simples, inspiradas na arquitetura de vanguarda modernista, porém trazendo elementos naturais da arquitetura contemporânea como uso do telhado verde e tecnologias sustentáveis como grandes aberturas para a captação de luz e ventilação natural, o conceito do nosso projeto exigiu muita ousadia na escolha dos materiais utilizados, respeito ao perfil natural do terreno e interação com a vegetação presente”, explica Fábio Silva.

O Loft possui 117m² de área privativa e 283m² de área de jardim, com  proposta que parte de um  desenho que integra o interior com o exterior. Nele, as paredes foram substituídas por grandes panos de vidros com perfil metálico na cor preta, detalhe que traz a paisagem para dentro da edificação e permite a sensação de amplitude aos ambientes internos.

A planta em “J” permite que o loft abrace o jardim, possibilitando a todos os ambientes a vista e o acesso ao paisagismo escultural. Espaços generosos e articulados organizam os volumes, trazendo proporcionalidade e linearidade, assim, foi conseguida uma atmosfera de envolvimento entre o que é interno e externo a residência.

“Para que tudo acontecesse como projetado, parcerias com comprometimento na qualidade e no prazo foram trazidas para este desafio”, diz Fábio Silva.

Alto padrão em pouco tempo de obra

Lembra o arquiteto Allan Chierighini que a construção modular é bastante utilizada nos países europeus e nórdicos, onde a mentalidade da construção civil concentra-se na fase de projeto e no curto período de obras. “Comprovou-se, assim, a possibilidade de construir uma edificação residencial com alto padrão de qualidade e grande apelo estético, com prazo de até três meses, sem preocupação com a metragem da obra e sim com o prazo atrativo a qualquer investidor”, observa Allan.

“Nessa mostra conseguimos executar todo o projeto arquitetônico e paisagístico – incluindo mobiliários sob medida e mobiliários soltos – no prazo de apenas dois meses”, comemora. A passagem da infraestrutura de hidráulica e elétrica se deu por baixo da edificação, que foi construída com afastamento de um metro do terreno. “É preciso salientar que essa técnica, além de facilitar a manutenção da edificação, também proporciona a proteção contra a umidade vinda do solo, assim como a longevidade dos materiais utilizados como o aço e a madeira”, explica Allan.

Um Loft dos sonhos

O acesso principal se dá por uma grande porta pivotante de madeira que abre para um grande salão onde o espaço de vivência acontece, contendo: cozinha, sala de jantar, home e bar. Suíte, closet e sala de banho estão localizados a partir de um ambiente: o lavabo, que possui uma bela porta pivotante em madeira com referência à porta de entrada, elemento que demarca a área social da área íntima

A área do SPA possui portas de modelo camarão, que além de servirem como brises, permite a abertura desse ambiente à suíte do casal, e além da proteção solar, são importantes para o conforto da casa, pois proporcionam ventilação natural de maneira controlada, possibilitando o bloqueio total da ventilação através do fechamento das esquadrias

Parceiros renomados fizeram parte do programa de necessidades da residência: há a área gourmet e o closet executados com maestria e translucidez, tudo escolhido cuidadosamente, para melhor harmonização entre a arquitetura e os interiores do Loft. O espaço da sala de banho e closet, ambos com paredes de vidro, possibilitou a ampliação e contemplação do paisagismo sem bloqueios visuais.

+

Arquitetura e Decoração