Quer comprar um sofá e não sabe qual cor escolher? Saiba em qual tonalidade investir

Algumas cores permitem harmonizações mais fáceis que outras nos ambientes, mas apostar em tons mais fortes também traz vida e criatividade aos espaços

Quando pensamos em sofás para decorar a sala, quartos e escritórios logo imaginamos móveis em tons mais neutros, porque são mais fáceis de harmonizar com os demais elementos dos ambientes.

Sofá Paris Vinho, a cor é uma das tendências para este ano – Foto: Divulgação/NDSofá Paris Vinho, a cor é uma das tendências para este ano – Foto: Divulgação/ND

Em grande parte de mostruários e showrooms, tons como o bege ou marrom ganham destaque, porque se equilibram mais facilmente com a maioria dos espaços domésticos. Mas por que não usar outras cores no sofá? As tonalidades mais fortes deixam o ambiente mais alegre e são fundamentais quando se quer decorar e combinar com objetos decorativos, tecidos, móveis e paredes.

É possível também ousar na escolha do novo sofá e garantir um espaço lindo e contemporâneo. Para isso, há algumas dicas para não errar ao selecionar o móvel para a compra. Se você ainda tem receio em adotar cores para o sofá e não quer cometer exageros, uma saída é comprar um móvel mais escuro, como o azul marinho, por exemplo, com objetos de tons neutros ao redor, o que evidencia a tonalidade mais forte e garante personalidade ao ambiente.

Para harmonizar as cores nos ambientes, não é preciso usar tons das mesmas cores e texturas. Uma dica é utilizar cores complementares. É interessante misturar cores quentes e frias, por exemplo, como caramelo e grafite, rosa e cinza, amarelo, preto e branco, entre outras. Muitas vezes, o contraste pode ser mais interessante para compor o cenário.  

Cuidados com os sofás coloridos

Os sofás coloridos decoram e deixam o ambiente leve. No entanto, destacam especialistas, ao optar por esses tons, é preciso alguns cuidados, pois o móvel passará a ser o centro das atenções naquele espaço e a escolha do entorno deve dialogar com o sofá, em harmonia.

Outra dica é utilizar os móveis coloridos para criar focos principais na decoração, que se destaque dos demais elementos do espaço. Nestes casos, é importante lembrar que o entorno deve ter tonalidades mais suaves. Cores complementares também são aplicadas para a criação de contrastes radiantes e espaços criativos.

Sofá Madri Azul, outra tonalidade que está em evidência em 2021 – Foto: Divulgação/NDSofá Madri Azul, outra tonalidade que está em evidência em 2021 – Foto: Divulgação/ND

Tons neutros combinam com tudo

Já um sofá marrom ou bege se adequa facilmente a qualquer estilo de ambiente, sem impactar muito no espaço, além de não chamar a atenção. Outra vantagem do marrom, por exemplo, é que esse tom encaixa bem em casas com crianças ou animais de estimação, já que é mais fácil de disfarçar pequenas marcas de sujeira. A cor também funciona muito bem para alegrar o ambiente com o entorno, pois combina com todas as cores, frias e quentes.

Apesar de serem peças coringas, que combinam com a maioria das outras cores, os sofás de tons neutros, como o branco ou o preto, pedem atenção na hora da compra. O branco suja facilmente e sua limpeza pode ser mais difícil. O preto permite belíssimas combinações na harmonização do ambiente, mas também é preciso cuidado nesta escolha, pois pode deixar o ambiente muito escuro.

De acordo com a designer de interiores Michele Pires, a harmonização da estética do sofá vai depender muito do estilo individual de cada um. “Mas pensando em um raciocínio mais genérico que possa atender uma grande demanda, o sofá de cor neutra será sempre bem-vindo. Pois mantendo as bases neutras você consegue imprimir o seu estilo com itens de mais facilidade na troca como almofadas e mantas de sofá, por exemplo. Os cinzas e beges são, certamente, os mais escolhidos”, explica.

Em resumo, não há opções erradas em tonalidades para o sofá, se é neutro ou colorido, o que importa é como harmonizar o móvel com as outras cores e a decoração do ambiente. Confira abaixo mais algumas dicas de como escolher em   diversas cores:

Marrom

Deixa um clima mais sóbrio nos ambientes. É uma tonalidade difícil de enjoar e que pode variar entre o mais claro ou escuro. É importante destacar que é possível criar uma sala descontraída e criativa com um sofá marrom em outros tons neutros.

Bege

Outra opção neutra, segura, para quem tem medo de enjoar fácil das cores que compõe a decoração da sala e prefere trocar outros objetos. Além disso, harmoniza facilmente em qualquer estilo. Combina com outras cores e até estampas.

Branco

A cor branca deixa os ambientes mais iluminados e elegantes. É ótima para compor ambientes diferentes e é muito fácil de combinar com os demais objetos e elementos dos ambientes. No entanto, é preciso atenção à limpeza desta tonalidade do móvel, para que a cor se mantenha a mesma.

Outra dica é incluir outros elementos coloridos na decoração, como as almofadas, quadros, entre outros objetos no entorno, para evitar a sensação de falta de cor.

Preto

Esse tom é perfeito para quem deseja criar um ambiente elegante, quer garantir um móvel que se encaixe em diferentes espaços e ambientes de decoração e não quer que a sujeira fique sempre aparecendo no tecido. Permite combinações em tons monocromáticos ou decorações mais coloridas, dependendo da escolha dos demais elementos do entorno. Harmoniza com cores quentes e frias.

Rosé

O sofá tem um tom mais claro e delicado, o que confere um toque romântico. Para criar contraste, o ideal é que o restante dos móveis seja mais escuro, como os armários de madeira mogno ou marrom escuro e as mesinhas de vidro com pés pretos. Uma dica é evitar cores mais vibrantes no restante da decoração, como o vermelho e o laranja.

Laranja e vermelho

Essas cores chamam muito a atenção, mas também possibilitam uma decoração moderna, alegre e criativa. Como o móvel será a primeira coisa que chama a atenção no ambiente, é preciso investir em elementos neutros para os demais objetos e itens da decoração do espaço, como preto, marrom, branco e cinza.

Onde encontrar estes sofás

Estofados 3 Irmãos

Facebook: Estofados 3 Irmãos

Instagram: @estofados3irmaosjoinville

Tel.: (47) 3025-3540

E-mailestofados3irmaosjlle@gmail.com

Endereços

– R. Dona Francisca, 5.247, Santo Antônio, Joinville

– R. Blumenau, 796, América, Joinville

 – Rodovia BR- 280, 2.480, Industrial Sul Rio Negrinho/SC

+

Arquitetura e Decoração