Quer comprar um sofá novo e não sabe qual tamanho escolher?

Confira as dicas de especialistas sobre o que levar em consideração no momento da compra e como não errar ao selecionar a peça ideal para cada ambiente

Ao pensar em um sofá confortável, muita gente logo imagina um móvel grande e espaçoso. No entanto, um sofá amplo, com acessórios, reclinável e retrátil, por exemplo, nem sempre é a melhor opção para um ambiente. O mais importante, para fazer a escolha certa no momento de levar para casa o seu sofá, é considerar o espaço do cômodo e a função que se espera do móvel no espaço, afirmam especialistas.

Para não errar na escolha, é importante considerar o espaço do cômodo e a função que se espera do móvel no espaço – Foto: Estofados 3 Irmãos/Divulgação/NDPara não errar na escolha, é importante considerar o espaço do cômodo e a função que se espera do móvel no espaço – Foto: Estofados 3 Irmãos/Divulgação/ND

Isso porque, além de respeitar as distâncias corretas entre os objetos da casa, cada sofá deve ter as características adequadas para as diferentes atividades no lar. Para saber como calcular o seu sofá, ter uma fita métrica em mãos é essencial para medir as distâncias. É importante considerar sempre o espaço para e harmonia do sofá com o tamanho do ambiente.

De acordo com Adaiane Scorsin, designer de Interiores e vice-diretora ABD-SC (Associação Brasileira de Designers de Interiores), é muito importante levar em consideração, primeiro, o tamanho da peça e é fundamental fazer a medição de todo o espaço e levar essas medidas para a loja na hora de comprar os estofados. “Isso porque as lojas são maiores, têm o pé direito alto, então muitas vezes isso causa a impressão de que o sofá é pequeno, quando essa não é a realidade e ele fica maior do que o espaço. É importante lembrar que o sofá nunca pode ultrapassar o tamanho do espaço”, explica.

Estudo do layout

Adaiane afirma que levar as medidas de casa para a loja é importante. “No entanto, o ideal mesmo é fazer um estudo do layout e verificar onde o sofá fica melhor posicionado, em, qual parede vai ficar e o espaço de circulação. Então, calcular o tamanho do estofado, não só a largura, mas a profundidade do assento, qual espaço vai sobrar, e então fazer todo esse cálculo”, ensina.

De acordo com a designer, a profundidade deve ser de, no mínimo 60 cm e a largura do assento, de 80 cm. “A medida do estofado o ideal é que, quando a pessoa sente, a parte do assento encoste na dobrinha da perna, isso varia de pessoa para pessoa. O padrão é que fique entre 60 e 70 cm a parte que sobra para sentar. Se sobra na perna, fica desconfortável e a parte de trás fica da perna tensionada”, analisa

Distâncias mínimas entre os objetos

Outra dica da profissional é sempre levar em consideração o cortineiro na hora da compra. “O correto é sempre deixar 20 cm de espaço para a cortina, o sofá afastado da parede a essa distância, nunca grudado.  Se a pessoa pretende colocar uma mesinha lateral também, deixa um espaço de 50 cm entre o sofá e o objeto”, diz.

Ela também destaca que é preciso estar atento quanto à proporção entre o tamanho do espaço e do sofá. “Então, se a sala é pequena, não se deve colocar sofás maiores, retráteis ou reclináveis, que ocupam muito espaço, ficam um ‘trambolhão’, como se diz. Se você tem uma sala 3 X2, por exemplo, um sofá retrátil já não dá certo”.

Sofás maiores, retráteis ou reclináveis, por exemplo, devem ficar em ambientes mais amplos – Foto: Estofados 3 Irmãos/Divulgação/NDSofás maiores, retráteis ou reclináveis, por exemplo, devem ficar em ambientes mais amplos – Foto: Estofados 3 Irmãos/Divulgação/ND

Sala de estar e sala de TV

Para a sala de estar, onde as pessoas vão receber convidados e o espaço é voltado ao convívio, é indicado comprar sofás de profundidade menor, que permitem que a pessoa fique encostada e com os pés no chão. Também o estofado não deve ser tão macio, “O ideal, para estes espaços, são estofados menores, com profundidade menor e mais firmes, pois não é um local para ficar jogado, digamos assim, é para conversar, ficar agradável sentado, mas não necessariamente a pessoa vai ficar deitada ali. Já para a área de TV são considerados estofados maiores, reclináveis, para ficar mais confortável”, esclarece Adaiane.

Mas, e quando a sala é de estar e de TV? Nesse caso, segundo a designer, não uma regra padrão a seguir. “Isso ocorre na maioria das vezes e, nestes casos, tem que considerar mesmo o tamanho dos espaços, é preciso avaliar o estilo do ambiente para ver o que se adequa. Se for pequeno, o ideal é um estofado menor e que tenha um pufe para esticar os pés, por exemplo. Se for maior dá para liberar um reclinável, retrátil. Então tudo vai depender do tamanho da sala, é uma questão de bom senso, de proporção de medidas e que deixe o ambiente em harmonia”, diz.

Outras dicas para não errar na escolha do sofá

– Algumas distâncias precisam ser respeitadas, para evitar a impressão de que o ambiente está apertado e otimizar os espaços. Vamos conferir estas regras básicas para não errar na escolha: a orientação é respeitar pelo menos 70cm nas laterais do sofá para circulação.

Segundo especialistas, levar as medidas de casa para a loja é importante, mas o ideal é fazer um estudo do layout e verificar onde o sofá fica melhor posicionado – Foto: Estofados 3 Irmãos/Divulgação/NDSegundo especialistas, levar as medidas de casa para a loja é importante, mas o ideal é fazer um estudo do layout e verificar onde o sofá fica melhor posicionado – Foto: Estofados 3 Irmãos/Divulgação/ND

– Ainda, a distância entre a mesa de centro e o sofá deve ficar entre 50 e 90cm. Esse espaço, segundo especialistas, é suficiente para possibilitar a passagem, o alcance da mesa com as mãos, e, ainda assim, não deixar um móvel muito distante do outro.  A televisão também deve estar a, pelo menos, 1,10m de distância do sofá

 Além de considerar todos esses números na hora de escolher o tamanho do sofá, não esqueça de conferir a largura e altura das portas e/ou janelas pelas quais o sofá terá que passar para chegar ao seu cômodo de destino. Ter certeza de escolher um modelo de um tamanho que passará sem problemas evitará muita dor de cabeça.

Onde encontrar estes sofás:

Estofados 3 Irmãos

Facebook: Estofados 3 Irmãos

Instagram: @estofados3irmaosjoinville

Tel.: (47) 3025-3540

E-mailestofados3irmaosjlle@gmail.com

Endereços

– R. Dona Francisca, 5.247, Santo Antônio, Joinville

– R. Blumenau, 796, América, Joinville

 – Rodovia BR- 280, 2.480, Industrial Sul Rio Negrinho/SC

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Arquitetura e Decoração