Sinta as fragrâncias no ar: Os ambientes da CASACOR / Santa Catarina

Larissa Gransotto e Laura Gransotto prepararam o espaço perfeito para perfumar o jardim da casa

Loja Home Fragrances, de Larissa Gransotto e Laura Gransotto - Foto/Lio Simas
Loja Home Fragrances, de Larissa Gransotto e Laura Gransotto – Foto/Lio Simas

A loja de aromas da casa, Home Fragrances, tem 45 m² de puro deleite olfativo, encravada no jardim da mostra. A natureza e seus perfumes peculiares misturam-se às fragrâncias e ao projeto das profissionais Laura Gransotto e Larissa Gransotto: tudo fica encantador. Mãe e filha apresentam o uso de contêineres adaptados em sua estrutura para um espaço comercial, além de peças de contêineres de móveis para exposição de produtos.

Destacam-se o design, como um todo, dos revestimentos de paredes e tetos, ao mobiliário. As chapas em MDF com melamina em padrão madeira estão em duas tonalidades. O ferro vem em seguida, e em pintura preta faz a base da estrutura dos móveis. Vidros fixos transparentes e portas em vidro com perfis em metal preto mostram o verde da Casa Viva. Há o revestimento cimentício e sustentável e a iluminação tem acabamento preto, com spots, trilhos e embutidos. No ambiente há alto-falantes ou caixas de som, com sistema de transmissão de músicas por bluetooth.

Em termos de soluções de sustentabilidade há o piso cimentício, ideal para uso comercial. Outra solução são as aberturas em vidro incolor, que deixam entrar toda a luminosidade e visão para a loja, vindos do meio ambiente externo, que é composto de uma natureza exuberante. As lâmpadas para uso noturno são de LED, o que gera baixa energia de consumo. São três contêineres com proteção térmica e acústica, reaproveitados. Um laudo de habitabilidade acompanha a instalação.

Layout dispõe móveis em U e favorece visualização

Para Laura Gransotto, um projeto com foco 100% no morar bem deve priorizar a ventilação e a iluminação natural do meio ambiente e respeitar a ergonomia do espaço e do mobiliário, considerando as funções específicas e os usuários, dentro de padrão de habitação.

No espaço está uma luminária criada exclusivamente para a mostra pelo engenheiro de produto, Ulisses Caetano, com fabricação em máquina 3D e com a inclusão de uma lâmpada de um equipamento de raios X.

Nas cores, o verde, o concreto e rust. “O ferro em pintura preta fez a base da estrutura dos móveis. Utilizamos a pedra de mármore na cor preta e em versão natural, sem polimento. O mosaico em pedra preta com espelho se faz presente numa parede e na porta. Vidros fixos transparentes e portas em vidro com perfis em metal preto fazem o fechamento do espaço do contêineres”, explica Larissa Gransotto.

As profissionais afirmam que, se tratando de um ambiente comercial, o layout com a disposição dos móveis expositores ao longo do percurso em “U” favorece uma melhor visualização e uma compra efetiva dos produtos expostos. Outro diferencial é o design do mobiliário, com ênfase nas linhas retas e em dimensões apropriadas para o espaço estreito, e setorizados de acordo com as linhas, o que favorece a valorização dos produtos à venda. O revestimento do ambiente, paredes e teto, em placas de MDF, fornecem uma proposta viável esteticamente e uma facilidade de execução, apropriados para uma loja em um contêiner, uma tendência atual.

+

Arquitetura e Decoração