Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Vídeo: veja as etapas da obra de restauro da antiga Casa do Vigário, na Lagoa da Conceição

Edificação do século 18, que pertence ao Santuário da Imaculada Conceição, será entregue totalmente recuperada nesta quarta-feira (15)

Foto: A&G Construtora/Divulgação/NDFoto: A&G Construtora/Divulgação/ND

A situação de penúria da antiga Casa do Vigário do Santuário da Imaculada Conceição, na Lagoa da Conceição, foi comentada na coluna em 2017.

Na época, com projetos de restauro assinados pelo arquiteto Jonathan Marcelo Carvalho – prontos, pagos e aprovados, graças ao esforço da Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina –, uma das mais raras edificações luso-brasileiras no Estado, anterior à própria igreja, estava prestes a desabar.

Depois de décadas de deterioração e 10 meses de obras, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) anuncia agora, felizmente, que a construção de arquitetura colonial rural erguida em meados do século 18 será entregue nesta quarta-feira (15), às 14h, totalmente recuperada.

Ganha a comunidade, a cultura, o turismo, a história. Ganhamos todos.

Veja abaixo o vídeo produzido pela arquiteta Thuanny Aparecida de Souza, da A&G Construtora, com as etapas da obra conduzida pelo Iphan.

+

Marcos Cardoso