Em coluna no L!Net, Murer analisa o início das competições no atletismo

Atleta campeã olímpica também analisou a mudança no formato do salto com vara

Divulgação

O ano está apenas começando, mas a temporada de competições do atletismo em pista coberta já está em andamento. Em março, temos o Mundial de Sopot, na Polônia, em ginásio coberto, o ponto alto da temporada indoor.

O Brasil tem nove atletas classificados, que atingiram a marca mínima exigida em 2013. Para os atletas que ainda não estão qualificados vão ocorrer competições no Brasil, algumas em pista aberta (mesmo sendo ao ar livre as marcas são consideradas para a classificação para o Mundial) e outras em pista coberta, no Centro de Treinamento do Clube BM&FBovespa, a primeira pista coberta do Brasil, onde eu treino.

Atletas que estão mais próximos da marca mínima ou já estão classificados tem a oportunidade de competir no exterior, meu caso. Essas competições são mais fortes. Vou fazer quatro provas pré-Mundial, todas na Europa, e vou cruzar com várias atletas que vão estar em Sopot. Essas competições dão ritmo e experiência. Por isso, acho muito importante os atletas brasileiros competirem lá fora e, assim, chegarem mais bem preparados para os grandes eventos.

Esse ano, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) mudou o formato da prova salto com vara no Mundial. Não vamos ter eliminatória, vai ser final direto e, por causa disso, subiram os índices de participação para que a quantidade de atletas seja reduzida.

Não achei muito justo, pois tira a oportunidade de alguns atletas crescerem e conseguir uma ajuda maior do país para poder se desenvolver. Quem participa do Mundial é visto com outros olhos e, por isso, as oportunidades também são maiores. Mas isso ocorreu só com o salto com vara, não entendo por qual razão.

Fabiana Murer é campeã mundial, da Diamond League e pan-americana

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Atletismo

Loading...