Maratona em cidade de SC será a primeira no Brasil após liberação de eventos esportivos

Evento terá a presença do ex-maratonista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima

Com a redução de casos de coronavírus e a liberação de eventos esportivos no Brasil, Santa Catarina será sede da primeira maratona realizada no país em mais de um ano. A prova ocorre na cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, neste domingo (29).

Parque das Esculturas faz parte do roteiro da primeira maratona de Brusque e do Brasil após o início da pandemia de coronavírus – Foto: Divulgação/Prefeitura de BrusqueParque das Esculturas faz parte do roteiro da primeira maratona de Brusque e do Brasil após o início da pandemia de coronavírus – Foto: Divulgação/Prefeitura de Brusque

A prova também entra para a história das corridas de rua na cidade, pois será a primeira a maratona (42 km) realizada em Brusque, além dos percursos de meia maratona (21 km), 10 km e 5 km.

O evento será prestigiado pelo ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e o único latino-americano a receber a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.

A prova também terá outros participantes ilustres. Um deles é o corredor Sérgio Rocha, que é também youtuber, podcaster, jornalista e autor do livro “100 coisas que todo corredor deveria saber”. O outro é o também jornalista Gustavo Maia, que é corredor e atua como filmmaker, escritor e apresentador do Programa Fôlego, que tem na bagagem 87 maratonas em mais de 40 países.

“Estamos muito contentes com toda repercussão e apoio que a 1ª Fibra Fisio Marathon está recebendo. Esgotamos todas as vagas já nas primeiras semanas de inscrições e estamos muito satisfeitos. Teremos atletas de oito estados do Brasil correndo aqui em Brusque e queremos que eles sejam bem recebidos, acolhidos e curtam muito a nossa prova”, enfatiza o educador físico Felipe Ristow, do Grupo do Bay, um dos apoiadores da prova.

O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima é um dos convidados para a maratona em Brusque - Divulgação/ND
1 3
O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima é um dos convidados para a maratona em Brusque - Divulgação/ND
Outro participante ilustre da maratona em Brusque é Sérgio Rocha: corredor, youtuber, podcaster, jornalista e autor do livro
2 3
Outro participante ilustre da maratona em Brusque é Sérgio Rocha: corredor, youtuber, podcaster, jornalista e autor do livro "100 coisas que todo corredor deveria saber" - Divulgação/ND
O corredor Gustavo Maia, também é jornalista, filmmaker, escritor e apresentador do Programa Fôlego, que tem na bagagem 87 maratonas em mais de 40 países, vai participar da maratona em Brusque - Divulgação/ND
3 3
O corredor Gustavo Maia, também é jornalista, filmmaker, escritor e apresentador do Programa Fôlego, que tem na bagagem 87 maratonas em mais de 40 países, vai participar da maratona em Brusque - Divulgação/ND

A maratona

Uma cerimônia de abertura será realizada às 6 horas e a partir deste horário as largadas vão acontecer gradativamente. A prova vai passar pelas duas avenidas Beira Rio de Brusque e cruzar o Parque das Esculturas. Algumas ruas da região terão alteração no trânsito.

Segundo os sócios da Fibra Fisio, Daiane Paza e Leonardo Hang, a realização da prova é uma ideia antiga, pensada antes da inauguração do Centro de Fisioterapia.

“Eu sempre tive vontade de fazer uma prova de corrida junto com a inauguração da clínica, mas devido a pandemia, não tivemos essa oportunidade. Já no final do ano passado começamos as conversas com o Grupo do Bay, convidando-o para montar esta prova conosco e deu muito certo a parceria. A ideia é tornar o evento maior a cada ano”, enfatiza Daiane.

Protocolos de segurança

O educador físico Felipe Ristow, do Grupo do Bay, conta que o evento segue diversos protocolos de segurança e tem a autorização da prefeitura de Brusque, da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte).

A prova teve inscrições limitadas em 300 participantes por conta da classificação de risco do Médio Vale do Itajaí, a região onde Brusque está inserida. Cada atleta receberá um kit da prova e medalha de participação.

“Será um evento bem controlado e seguro, colocamos uma prova com várias distâncias para possibilitar a todos que correm, a oportunidade de participar. A corrida vai ser um presente nosso para a cidade de Brusque, para as pessoas que queiram participar”, enfatiza Daiane Paza.

O evento foi idealizado pela Fibra Fisio – Centro de Fisioterapia e Reabilitação Esportiva e é patrocinada pela rede lojas Havan, que tem sede na cidade. A prova está sendo organizada em parceria com o Centro de Performance e Saúde – Grupo do Bay e tem ainda o apoio da Unimed Brusque.

Serviço

1ª Fibra Fisio Marathon

  • Quando: 29 de agosto
  • Onde: Brusque-SC
  • Horário: 6h
  • Provas de 42k, 21k, 10k e 5k

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Atletismo

Loading...