33 Giga

Blog de tecnologia com serviços e notícias quentes da área. Dicas, tutoriais, testes e muito mais, de forma simples e descomplicada.

Site mostra se seus dados já foram vazados por hackers

Site mostra se seus dados já foram vazados por hackers - Mattia Notari via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA

Site mostra se seus dados já foram vazados por hackers - Mattia Notari via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA

Em julho de 2015, o site de traição Ashley Madison viu os dados de mais de 30 milhões de usuários serem divulgados por hackers. E esse foi apenas um dos primeiros grandes casos de vazamento. De lá para cá, vire e mexe é possível se deparar com acontecimentos como esse. É justamente por isso que pode ser tão útil ter o site Have I Been Pwned? em mãos.

Leia mais
Tem até 24 anos? Cuidado! Você é o alvo perfeito para hackers
Não caia em ciladas! Veja dicas práticas para aumentar sua segurança na internet
Fake News: por que a cultura das notícias falsas cresce no Brasil e o que você pode fazer para identificá-las

Criada por Troy Hunt, um especialista em segurança australiano que já recebeu por seis vezes o prêmio Microsoft MVP (Most Valuable Professional), a página descobre se seus dados já foram roubados em crimes virtuais. Para revelar tal informação, basta digitar seu e-mail no campo dedicado e clicar em “pwned?”.

Se sua conta tiver sido afetada, um alerta em vermelho aparecerá logo abaixo do campo, explicando todo o contexto do vazamento e o que foi divulgado. Por exemplo, se você foi uma das 10 mil vítimas dos ataques à Sony em 2011, o site apontará que os dados expostos na ocasião foram login, senha, e-mail, número de celular, endereço de casa, data de nascimento e gênero.

Vale ressaltar que o projeto de Hunt só exibe casos que foram parar na internet. Não há informações sobre roubos de um grupo criminoso específico, pois o site não conta com a colaboração das empresas que foram invadidas. Casos em que apenas a senha dos usuários foram divulgadas também não estão incluídos. Isso porque a intenção da página é registrar vazamentos de informações pessoais. A senha não entra nessa categoria, pois pode ser facilmente modificada.

O Have I Been Pwned? contabiliza em sua base 366 sites que já apresentaram brechas e mais de 7 bilhões de contas divulgadas. O maior caso registrado pela página até hoje aconteceu em janeiro de 2019, quando uma grande coleção de listas de preenchimento de credenciais (combinações de e-mails e senhas usadas para sequestrar contas em outros serviços) foi descoberta e distribuída em um fórum popular de hackers.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Site mostra se seus dados já foram vazados por hackers

Mais conteúdo