Catarinenses participam do lançamento da campanha Patrimônio Cultural do Sul

Ana Lúcia Coutinho, presidente da Fundação Catarinense de Cultura; Kátia Bógea, presidente do Iphan; Roseli Pereira, superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e Liliane Nizzola, superintendente do Iphan de Santa Catarina. - Divulgação
Ana Lúcia Coutinho, presidente da Fundação Catarinense de Cultura; Kátia Bógea, presidente do Iphan; Roseli Pereira, superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e Liliane Nizzola, superintendente do Iphan de Santa Catarina. – Divulgação

Três mulheres da área cultural de Santa Catarina representaram o Estado no lançamento da campanha do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) “Patrimônio Cultural do Sul”, que ocorreu nesta quinta-feira (7), no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS): Ana Lúcia Coutinho, presidente da Fundação Catarinense de Cultura; Roseli Pereira, superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e Liliane Nizzola, superintendente do Iphan de Santa Catarina.

Conforme o Iphan, uma vasta lista de edificações, conjuntos urbanos, manifestações, bens arqueológicos e ferroviários reconhecidos como referências culturais será divulgada, valorizada, promovida e debatida coletivamente entre o instituto e seus parceiros, em 2019. Esse é o objetivo da campanha “Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas”. A cerimônia contou com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra, do Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, da presidente do Iphan, Kátia Bógea, dos diretores nacionais e superintendentes do Instituto na região Sul.

Com o foco nesse patrimônio e dando prosseguimento à proposta do Iphan de levar o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade para todas as regiões do Brasil, este ano, a maior festa do Patrimônio Cultural Brasileiro será em Porto Alegre. A região também vai abrigar o lançamento da Revista do Patrimônio, publicação editada pelo Iphan desde 1937 e uma das revistas institucionais mais antigas e respeitadas do país.

Mais Conteúdo