Tradicional Presépio da Praça 15 será inaugurado nesta quinta-feira, 13/12

Elementos naturais compõem a obra de arte montada há 25 anos pelo artista jone César de Araújo - Carlos Damião
Elementos naturais compõem a obra de arte montada há 25 anos pelo artista Jone César de Araújo – Carlos Damião

Uma tradição natalina de 45 anos, o presépio natural e artesanal da Praça 15 de Novembro será inaugurado nesta quinta-feira (13), às 19h. Criado pelo artista, folclorista e professor Franklin Cascaes, com a colaboração do museólogo Gelci José Coelho (Peninha), o presépio é montado há 25 anos pelo artista plástico e mestre presepista Jone Cezar Araújo, que respeita a concepção original de Cascaes, com o uso de chitas portuesas, materiais artesanais e naturais, como conchas, sementes, fibras, barba de velho e folhas de palmeira, formando um cenário diferenciado na praça, bem próximo ao Palácio Cruz e Sousa.

Continua este sendo o único presépio, que se tem notícia, a mostrar o passado do Menino Jesus numa humilde manjedoura e o futuro dele, como um Rei vindo sentado num trono muito em breve como anunciam as Escrituras Sagradas.

Jone Cezar Araújo, especializado na arte presepista, trouxe para o Brasil cinco prêmios internacionais obtidos da Federação Universal dos Amigos do Presépio, a UN-FOE-PRAE, com sede na Alemanha.

O projeto é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, com o apoio cultural da Eletrosul.

Mais Conteúdo