A Via Eterna e outras obras sem fim

Via “eterna” portuária

Essa obra já passou da hora. A Via Expressa Portuária está com data de validade vencida. É um produto de campanha política, tanto da esfera nacional, estadual, bem como municipal. Deveria ser chamada de Via Eterna, pois não tem fim. Já são sete anos de espera e a tal via que deveria ser a solução para o tráfego de caminhões na cidade nem chegou até a ponte entre os bairro Cordeiros e Barra do Rio.

Eterna e problemática

Além de todos os problemas de indenizações e paralisações, a Via Eterna já causa problemas com os moradores, que criticam o fechamento do acesso ao Costa Cavalcante. É preciso reunir as lideranças comunitárias e até a PRF, já que se trata de uma rodovia federal, para resolver o problema.

Divulgação

Nem com a ajuda do Exército a Via Eterna chega ao fim

Espera sem fim

Muitas obras já viraram lenda na região: a ponte ou túnel no rio Itajaí-açu, o elevado da Contorno Sul perto da Univali, a conclusão dos terminais para integração do transporte coletivo, o Centro Integrado de Saúde, a conclusão do Instituto Federal, ampliação do Hospital Marieta, uma nova avenida para ir de Itajaí a Balneário Camboriú, passando pelo trevo de Brusque, marina do Saco da Fazenda, teleférico do Parque do Ataláia e Morro da Cruz, ponte sobre a lagoa da Praia Brava, ponte do rio Itajaí-mirim do bairro São Judas para o Promorar, túnel do bairro São Roque, desassoreamento dos rios Canhanduba, Itajaí-mirim, o esquecido projeto Borda D`água, Museu Oceanográfico, duplicação da BR-470, marginais da BR-101 no trecho de Itajaí, duplicação da Rodovia Antônio Heil de Itajaí a Brusque, e tantas outras.

Esgoto

Podemos falar ainda da rede coletora de esgoto. Há quanto tempo enfrentamos os transtornos dessas obras que são extremamente necessárias para a cidade? Já perdemos a conta. Até agora, apesar de tudo o que já foi feito, todo o esgoto de Itajaí continua sem tratamento, porque os tubos instalados e a estação de tratamento ainda não estão interligados e em funcionamento. Até quando?

Tenho dito!

Mais Conteúdo