Você quer motivar seu time? Veja os passos para ser um bom líder

Hoje quero fazer uma reflexão sobre LIDERANÇA! O que é ser líder? Há vários pontos de vista que podem responder a essa pergunta. Mas, na minha opinião, dois atributos definem bem o líder: exemplo e serviço.

Quando falamos em líder, imediatamente vem à nossa mente um indivíduo conduzindo outras pessoas. A história está repleta de líderes: Moisés, Davi, Jesus, Alexandre, Julio Cesar, Napoleão, Martin Luther King, Hitler, Getúlio Vargas, Mahatma Gandhi…

Mas o que leva alguém a seguir aquela liderança? Por quê o ser humano vai atrás de outro?

Todos precisamos de alguém que nos mostre o caminho. Seguir o líder é acreditar nele. E acreditamos naqueles que nos dão exemplo, que transmitem segurança, que estarão conosco em todos os momentos, bons e ruins.

Há os bons e os maus líderes. Aqueles que levam os liderados para o sucesso, e aqueles que levam os liderados para a ruína. Todos têm empatia. Todos têm uma capacidade impressionante de cativar, de convencer, de empolgar.

Você quer ser líder? Ótimo!! Mas que tipo de líder?

Se quer ser um bom líder, siga as orientações a seguir:

Um liderado seguirá aquele que faz o que é certo. Aquele que tem senso de justiça. Que reconhece publicamente os acertos e corrige no particular os erros. O bom líder não é aquele que exige ser servido. É aquele que serve!!!!

O bom líder tem uma coragem inabalável. Tem uma personalidade agradável. É reconhecido pelo autocontrole. É organizado, estrategista. Faz sempre mais do que se espera dele. É solidário e compreensivo. Tem conhecimento daquilo que deve ser feito. É colaborativo e assume a responsabilidade pelo processo. Compartilha as vitórias. Quer o bem-estar dos liderados, nem que para isso precise abdicar de seu próprio bem-estar. Em suma: é como o pai amoroso que educa o filho com carinho e retidão.

O senso de justiça do bom líder faz com que os comandados respeitem as decisões dele. Quando precisa ser duro, firme nas decisões, terá o time ao seu lado. Porque o time sabe que esse mesmo líder será compreensivo e companheiro quando isso for necessário.

Você quer ser um bom líder? O primeiro passo é fazer uma auto-análise para detectar os pontos a serem melhorados. Trabalhar isso diariamente. Buscar sempre a excelência. Ser profissional, mas sem perder a humanidade.

Aliás, falar em humanidade… palavra cheia de significados. Mas nem sempre respeitada em um ambiente egoísta, onde cada um só pensa em usar os outros em benefício próprio. Mas esse é tema para outra reflexão.

A todos os líderes que estão me acompanhando por aqui, um excelente fim de semana.

PORQUE VOCÊ MERECE!!!

Marcos Giraldi, Coach

Atributos de um bom líder - Divulgação
Atributos de um bom líder – Divulgação

Mais Conteúdo