Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

Coronavírus: “A retomada será com o turismo regional”, afirma presidente da Santur

Programa Viaje mais por SC será lançado para estimular o turismo dentro do Estado – Foto: Flávio Tin/ND

Levantamento feito pela Santur (Agência Catarinense de Turismo) sobre o impacto da Covid-19 no setor mostrou que 52% dos entrevistados acreditam em recuperação só no ano que vem e que 76% das empresas tiveram redução total das atividades durante a pandemia.

A sondagem, feita virtualmente com diversos segmentos entre 15 e 20 de abril de 2020, vai ajudar na definição dos próximos passos no início da retomada. Um deles será a valorização do turismo local.

Mané Ferrari – Foto: Divulgação/ND

A pesquisa feita pela Santur ajuda a definir os passos pós-pandemia?
Sim, os dados ajudem a nortear as ações, para que quando a retomada gradativa for liberada a gente possa ser mais assertivo.

O levantamento é muito rico em detalhes. Temos feito reuniões virtuais com todos os entes que trabalham com o turismo em SC.

Já falamos com mais de 200 representantes para construção de um planejamento de retomada pós-pandemia.

O setor de turismo acredita numa recuperação só em 2021?
Sim, é uma percepção que veio da pesquisa. Claro que a gente ainda não pode dizer que será isso, mas trabalhamos com esses dados para criação de propostas.

Sabemos que a primeira retomada será com foco no turismo regional. Estamos criando um programa Viaje mais por SC para que os moradores conheçam mais as belezas do Estado, sua história, cultura etc.

Também criamos, junto com a Saúde estadual, manuais de boas práticas de combate ao vírus em hoteis, bares, pousadas e restaurantes.

Mais conteúdo sobre

Mais Conteúdo