Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

Coronavírus: lançado e-book de história em quadrinhos para público infantil

O programa de extensão Esag Kids da Udesc acaba de lançar a versão em e-book do “Diário de uma pipa em quarentena”, história em quadrinhos com 41 tirinhas destinadas às crianças que estão em casa, sem aulas, por causa da pandemia.

O material é produzido pelo professor Eduardo Jara e pode ser baixado publicamente no site esagkids.com.br.

“A quarentena é tratada de maneira leve, e ainda pode ajudar nas reflexões sobre hábitos e crescimento pessoal na crise”, afirma Eduardo.

A publicação tem apoio da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Eduardo Jara, coordenador do projeto de extensão Esag Kids

Eduardo Jara, coordenador do programa de extensão Esag Kids – Foto: Divulgação/ND

Em que momento surgiu a ideia do projeto e por quê?
O programa de extensão tem cincos anos e a gente vem conversando com as crianças sobre empreendedorismo, inovação, liderança e temas correlatos. A ideia das tirinhas surgiu em virtude de uma primeira mensagem que a gente quis passar sobre o crescimento exponencial do vírus. Foi um ensaio inicial de uma pipa que ia se multiplicando para alertar sobre a expansão do Covid-19. O retorno foi bacana e começamos a pensar em como tratar disso de uma forma mais suave para as criançsa. 


Quais são os temas tratados?
Nosso público-alvo é a faixa entre 8 e 12 anos, mas todo mundo gosta de tirinhas. E as crianças se divertem bastante. A questão é tratar o tema com uma sensibilidade diferente. Valorizar as pessoas que estão na rua neste momento e refletir sobre nosso papel e função aqui neste planeta são alguns dos objetivos. Também falamos sobre higienização A gente tenta falar sobre alguns aspectos dessa pandemia grave de uma maneira lúdica, divertida e bem leve. 

Mais Conteúdo