Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

Coronavírus: Prefeitura de Florianópolis quer vigilância sanitária no aeroporto

A Prefeitura de Florianópolis pediu autorização ao governo federal para que a vigilância sanitária do município atue durante a chegada dos passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O terminal está recebendo 29 voos por dia, número 20% menor do que a movimentação normal.

Em entrevista coletiva via internet, o prefeito Gean Loureiro (DEM) disse que aguarda uma resposta positiva até às 16h desta sexta-feira (20), caso contrário vai entrar com uma ação na Justiça Federal pedindo uma liminar.

Área de desembarque do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis – Foto: Ovaldo Sagaz/ND TV

O objetivo é aumentar o controle sobre as pessoas que chegam pelo aeroporto. Os passageiros que tiverem sintomas terão que ficar em quarentena por 14 dias.

O diretor geral do aeroporto, Ricardo Gesse, disponibilizou toda a estrutura necessária para que o protocolo suplementar de segurança seja implementado.

Ele também disse que a concessionária Floripa Airport tomou uma serie de medidas preventivas, como reforço nas orientações aos usuários – em coordenação com a Anvisa – e protocolos ainda mais rígidos de higienização. “Tudo o que foi solicitado pelo governo federal foi implementado”, afirmou Gesse.

Mais Conteúdo