Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

Diretor de documentário sobre Síndrome de Down vai dar palestra em Florianópolis

Atualizado

Cineasta Alex Duarte – Divulgação/ND

O educador social e diretor de cinema Alex Duarte virá a Florianópolis no dia 15 para dar a palestra “Como Empoderar Pessoas com Deficiência”. Ele vai falar no auditório do TCE/SC, às 18h30, sobre como é possível transformar limitações em autonomia e independência.

A iniciativa, que tem inscrição gratuita, é da Associação Pais em Movimento, entidade criada para trabalhar pela inclusão de pessoas com Síndrome de Down.

Duarte falará sobre como é possível transformar limitações em autonomia e independência e exibirá um conteúdo exclusivo do “Expedição 21”, documentário que comprova, na prática, como o ambiente favorece o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências. Pamela Caroline de Andrade, 35 anos, foi a única catarinense a integrar o elenco do filme.

Criada oficialmente em janeiro de 2019, a associação surgiu da percepção de familiares que convivem com a pessoa com Down sobre a constante necessidade de dar luz ao debate sobre a inclusão.

Os participantes também poderão conferir, no hall do TCE/SC, a inauguração da exposição “Sorriso 21”, mostra fotográfica com imagens de pessoas com síndrome de Down em momentos de pura alegria. Entre eles, os gêmeos Oliver e Vinícius – Divulgação/ND

“Cada vez mais está provado que pessoas com esta síndrome têm capacidade de levar uma vida normal, desde que o ambiente em que elas convivam também tenha esta compreensão”, disse Bartira Nilson Bonotto, presidente da entidade, que hoje reúne cerca de 200 pessoas.

Mais conteúdo