Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

Empresários de Florianópolis pedem reabertura de atividades e discutem novos protocolos

Funcionários de galeria na Felipe Schmidt fizeram protesto na quarta-feira (24) – Foto: Anderson Coelho/ND

Os representantes das entidades empresariais de Florianópolis pediram a Gean Loureiro (DEM) a edição urgente de um novo decreto para reabertura das atividades fechadas desde quarta-feira.

Em reunião online com o prefeito na sexta-feira, eles apresentaram uma radiografia da crise, com desemprego e quebradeira, e subiram o tom. Os empresários apresentaram propostas de protocolo sanitárias ainda mais cuidadosos para conter a Covid-19 para permitir que os segmentos afetados pelo decreto municipal 21.673 voltem a funcionar.

A ideia é avançar num acordo que permita uma retomada segura, mesmo que sejam necessárias a revisão das normas. Antes da rodada de negociação prevista para a semana que vem com os segmentos econômicos diretamente afetados pelo decreto – shoppings, academias e bares e restaurantes -, o encontro serviu para a prefeitura justificar as últimas medidas restritivas e abrir o diálogo com o setor econômico em meio à pandemia.

No fim de semana, a equipe de saúde do município vai avaliar as sugestões apresentadas com o objetivo de subsidiar as conversas setoriais de segunda e terça. A prefeitura, que vai monitorar a movimentação de pessoas nas ruas neste sábado e domingo, cogita também fazer um inquérito sorológico para amostragem dos trabalhadores dos segmentos econômicos que foram impactados pelas novas restrições.

Mais conteúdo sobre

Mais Conteúdo