Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

Entidades de arquitetura fazem parceria para projeto social em Florianópolis

Atualizado

O IAB/SC (Instituto dos Arquitetos) e o CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) se uniram para viabilizar, com financiamento coletivo via internet (crowdfunding disponível no site Benfeitoria até 22 de janeiro), projeto de assistência técnica gratuita, prevista em lei, para famílias carentes da Capital. O projeto-piloto vai envolver 1.800 moradores do Alto Pantanal. A lei vale desde 2008, mas até agora não foi colocada em prática em Santa Catarina. 

O projeto  propõe a realização da oficina Athis na comunidade. Durante o curso, os profissionais vão levantar dados no local e planejar meios para executar ações de assistência técnica para edificações de até 60 m², conforme previsto na lei. A oficina será conduzida por quatro profissionais da ONG Peabiru, com a participação de 45 pessoas de diversas, além de representações comunitárias.  Nas ações propostas pelo projeto estão: visita à comunidade para levantamento de dados, estudos sobre os problemas encontrados, definição de diretrizes de atuação e elaboração da agenda de assistência técnica.

A meta do financiamento coletivo prevê a arrecadação de R$ 23 mil. Caso a meta não seja atingida dentro do período proposto, os colaboradores que fizeram suas doações terão a quantia devolvida.

Arquitetos querem dar assistência a moradores da região do Alto Pantanal - Flávio Tin/ND
Arquitetos querem dar assistência a moradores da região do Alto Pantanal – Flávio Tin/ND

Mais conteúdo sobre

Mais Conteúdo