Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

Gerente do IMA não recomenda banho em ponto próprio da Beira-Mar Norte

Atualizado

Ponto que fica em frente à praça Esteves Jr. recebeu placa “própria para banho” – Foto: Foto Flavio Tin/ND

O ND+ mostrou no fim de semana algumas pessoas entrando na água no trecho que recebeu uma placa de próprio na Beira-Mar Norte – em frente à praça Esteves Jr. -, mas o gerente de laboratório e medições ambientais do IMA (Instituto de Meio Ambiente de SC), Marlon Daniel da Silva, sugeriu cautela. “Ainda é temerário usar o espaço para banho”, afirmou à coluna. Apesar de reconhecer que houve uma melhora, ele defende esperar por resultados mais consistentes, que podem levar de um ano e meio a dois anos.

O ideal, de acordo com o gerente, é que a situação seja analisada pelo menos durante as quatro estações do ano e em períodos de grandes precipitações e estiagens.

A placa que avisa sobre a balneabilidade precisa ser colocada, acordo com o gerente, porque as análises das últimas semanas no local ficaram tecnicamente dentro do que prevê o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O IMA faz análises semanais em três pontos da Beira-Mar Norte.

Mais conteúdo sobre

Mais Conteúdo