Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

IMA e Casan sugerem “precaução” sobre a Beira-Mar Norte, em Florianópolis

IMA e Casan sugerem “precaução” em relação à Beira-Mar Norte – Fabio Gadotti, ND

O IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC) e a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) divulgaram nesta quarta-feira (11) uma nota conjunta sobre a condição de balneabilidade da Beira-Mar Norte, em Florianópolis.
Os dois órgãos destacaram que o “anúncio histórico”, que considerou a área própria para banho depois da análise de cinco análises semanais, confirma que o sistema adotado na área é “tecnicamente adequado”, mas sugeriram precaução.

“Condições externas, como tempo, aumento da população de veranistas e outras variáveis podem alterar temporariamente essa avaliação. Apenas com um histórico consistente os banhistas poderão acessar o local com segurança”, registraram.

De acordo com IMA e Casan, as 16 estações elevatórias e a URA (Unidade de Recuperação Ambiental) “ainda funcionam em sistema de pré-operação” e as equipes avaliam ajustes para que o projeto se estabilize.

“O desafio é manter a operação regular do sistema diante da alta carga de esgoto clandestino jogado nos canais de drenagem, do lixo urbano que envolve as válvulas e do vandalismo nas estações de bombeamento”, registra o texto.

Mais Conteúdo