Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

Mudança de aeroporto gera expectativa sobre futuro do bairro Carianos

Atualizado

A pouco menos de quatro meses da inauguração do novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz e desativação do terminal em operação atualmente, há expectativa sobre o impacto no Carianos.

“O momento é de transformação”, afirma o presidente da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), Rodrigo Rossoni, sobre o bairro de 8 mil moradores que, a partir de outubro, não vai conviver com o mesmo fluxo diário de passageiros.

“Será um bairro diferente do que é hoje, e o comércio vai se adaptar”, complementa Rossoni. A nova dinâmica certamente terá reflexos sobre a economia local. A dúvida é sobre a dimensão dessa mudança.

Mesmo que o atual terminal não fique fechado – inicialmente vai servir de suporte para cargas – e que o hangar oficial do governo do Estado continue no lado do Carianos é inevitável que muitas operações comerciais mudem de lado para ficar mais perto do novo prédio que está sendo finalizado pela Floripa Airport.

Entre os moradores, há quem aposte num perfil ainda mais residencial, com duas vantagens: a diminuição do tráfego e a manutenção da proximidade com o aeroporto. “Carianos, Campeche e a Tapera vão ficar praticamente a mesma distância do terminal”, calcula um morador.

Mais conteúdo sobre

Mais conteúdo