Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

Obra de revitalização da ala leste do Centro Histórico da Capital sai no segundo semestre

Atualizado

Projeto prevê retirada de paralelepídedos do entorno da Praça 15, em Florianópolis

O secretário municipal de Infraestrutura, Valter Gallina, pretende assinar no mês que vem a ordem de serviço para o início das intervenções na ala leste do Centro Histórico de Florianópolis, que incluem a controversa retirada dos paralelepídedos do entorno da Praça 15 de Novembro.

As obras de revitalização, ao custo aproximado de R$ 4,5 milhões, incluem ruas tradicionais como a João Pinto e a Tiradentes. A licitação está em andamento.

“O paver que será colocado na via vai ficar da mesma altura da calçada, que terá um granito similar ao colocado no Largo da Alfândega”, explicou Gallina, que pretende entregar a obra antes do verão 2020/2021.

Segundo ele, só o meio-fio será preservado. O pavimento atual não está tombado como patrimônio histórico, garante o secretário.

A preocupação com a descaracterização da ala leste chegou a ser levantada por um grupo de arquitetos e urbanistas em documento encaminhado à prefeitura. A arquiteta Betina Adams, por exemplo, defendeu a preservação da “memória histórica da paisagem urbana”.

Mais conteúdo sobre

Mais Conteúdo