Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

Os principais impactos e transformações da pandemia da Covid-19

Relatório

Uma análise sobre os impactos da pandemia do coronavírus mostra que, “apesar da baixa taxa de letalidade, o que o diferencia de outros vírus é que além de atacar a saúde das pessoas de forma isolada, ele ataca a estrutura base da sociedade, causando enormes prejuízos humanos, sociais e econômicos”.

A conclusão faz parte do relatório “Coronavírus: o mundo nunca mais será o mesmo”, elaborado pela equipe da Insights & Analytics de Integrated Brasil do Google.

O documento aponta transformações em cinco pirâmides – demográfica, renda, estrutural, comportamental e negócios -, com rejuvenescimento da população economicamente ativa do país e concentração maior de riqueza como efeitos.

Entre as principais mudanças comportamentais no pós-crise, os analistas apontam a “aceleração da digitalização para ocupações fundamentais como trabalho e educação, além de hábitos como o culto religioso” e “possível abalo nas relações familiares com aumento do número de divórcios, a exemplo da China”.

Além disso, com o possível ganho de peso populacional e aumento de problemas de saúde por conta do isolamento social, o relatório aposta em mudança dos referenciais de beleza e “provável aumento na demanda por academias”.

O estudo prevê ainda um panorama de escassez e que o uso mais racional de recursos deve equilibrar a “euforia por consumo por conta da demanda reprimida”, com “maior consciência do coletivo”.

Mais conteúdo sobre

Mais Conteúdo