Fábio Machado

Rotina, contratações e análise dos jogos dos clubes catarinenses. A história do futebol no Estado é resgatada com postagens que relembram os títulos e jogadores que marcaram Santa Catarina.

Marquinhos Santos deu o recado para o Geninho: no domingo entra em campo

A convocação do próprio Marquinhos Santos na sua rede social para o penúltimo jogo da sua carreira no domingo diante do Brusque na Ressacada foi uma grande sacada. Essa chamada vai colocar por baixo, mil e quinhentos torcedores a mais nas arquibancadas. Marquinhos vai entrar campo para o seu jogo 399 com a camisa do Avaí. E o último, o de número 400, a despedida oficial da sua carreira como jogador? A coluna aposta suas fichas no clássico do returno diante do Figueirense no sul da ilha.

Depois de completados esses dois jogos (cumprindo o objetivo de vestir 400 vezes a camisa do Avaí) o ídolo vai pendurar as chuteiras e trabalhar no departamento de futebol do clube na Ressacada. Portanto, o aviso para o torcedor comparecer no sul da ilha no próximo domingo diante do Brusque é uma das derradeiras oportunidades para ver em campo, um dos últimos ídolos de clubes do futebol brasileiro em campo. Para o torcedor ou torcedora, um privilégio: só lá no futuro é que  poderão entender esse significado. 

Os números do M10  são impressionantes no seu clube de coração. Desde a primeira oportunidade em 1999 com o treinador Cuca até hoje, o “galego de Biguaçu”  virou o maior artilheiro do estádio da Ressacada: 61 gols marcados. O seu primeiro foi diante do Bahia, derrota por 3 x 2 na série B de 1999.

Com a camisa do Avaí, foram 94 gols marcados, fazendo dele o quarto maior artilheiro ao lado do atacante Felipinho (1941-1950).  Os três maiores artilheiros do clube são:

1º Saul Oliveira, com 203 gols (1938 a 1954);

2º Nizeta, com 171 gols (1938 a 1952) e

3º lugar: Cavalazzi, com 101 gols. (1963-67, 1970-71). 

No total, Marquinhos Santos tem pelo Avaí: 168 vitórias; 102 empates e 128 derrotas. 

Avaí. Ídolo da Ressacada. - Jamira Furlani/Avaí FC
Avaí. Ídolo da Ressacada. – Jamira Furlani/Avaí FC

Mais Conteúdo