Fábio Machado

Rotina, contratações e análise dos jogos dos clubes catarinenses. A história do futebol no Estado é resgatada com postagens que relembram os títulos e jogadores que marcaram Santa Catarina.

Opinião: O erro capital do português Augusto Inácio no Avaí

O erro capital do treinador Augusto Inácio que nesta tarde de sexta (14) foi demitido do Avaí foi o de ter transferido responsabilidades para os jogadores; para o calendário, para a “cultura” do futebol brasileiro e, se duvidar, até o vento sul que bate no sul da ilha.

Com um ar “professoral” o técnico português a cada insucesso, listava vários problemas e em momento algum, reconhecia que muitas vezes o defeito poderia estar nas escalações equivocadas e nas dúvidas sobre o esquema a ser adotado pelo time do Avaí.

Nessas incoerências, o mister foi perdendo o vestiário. Foi perdendo a confiança dos atletas, muito deles chamados de “juvenis” e “sem caráter” (aqui é bom explicar que se trata de falta de ação e não de índole). Isso sem contar que em vários jogos colocava em dúvida até a preparação física dos atletas.

Costuma dizer que não gosta de falar individualmente dos seus atletas, mas sempre falava. Ora do Luanzinho, ora do Rildo, do Leonan….

Mas já que estamos falando de erros, é preciso – em se tratando de Augusto Inácio – voltar um pouco no tempo para dizer que a sua contratação pelo Leão da ilha foi na onda do sucesso Jorge Jesus no Flamengo. “Se deu certo lá, vai aqui também, ora pois”.

Lembrando que a primeira opção era o uruguaio Fossati que recusou a proposta do Avaí no fim da temporada passada.

E nessa saída providencial do Augusto Inácio, o difícil vai se aturar o discurso barato com verniz de intelectualidade de “cultura brasileira” de “imediatismo” para analisar a demissão do Mister após 45 dias. Quem fala isso para aparecer inteligente, não viu o Avaí jogar nesses 7 jogos. Se tivesse visto com honestidade, usaria a sua inteligência para chegar à conclusão – já citada acima – de que ele nem deveria ter sido contratado.

Mais conteúdo sobre

Mais Conteúdo