Garagem 360

Blog automotivo focado em serviços. Novidades, dicas e informações para manter o seu carro sempre em perfeitas condições de uso.

Há 30 anos, Muro de Berlim caia: relembre carros do mundo socialista

Há 30 anos, Muro de Berlim caia: relembre carros do mundo socialista - Foto: Divulgação

Há 30 anos, Muro de Berlim caia: relembre carros do mundo socialista - Foto: Divulgação

Em 9 de novembro de 1989, a Alemanha iniciava seu processo de reunificação. Naquela noite, os alemães derrubaram o muro que dividia Berlim, colocando fim, ainda que simbolicamente, à divisão oriental e ocidental do país germânico. O evento também contribuiu para o colapso da União Soviética, que chegaria ao fim em 1991.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Porém, durante as décadas em que os regimes socialistas comandaram esses países, diversos carros foram feitos por indústrias locais. Na galeria, relembre alguns modelos que fizeram sucesso na Alemanha Oriental, URSS, Tchecoslováquia, e Polônia.

LEIA MAIS: Queda do muro de Berlim completa 30 anos: relembre o Trabant, carro símbolo da Alemanha Oriental

Por incêndios, Chevrolet suspende entregas do Onix Plus

Carros do mundo socialista

Produzido pela VEB Sachsenring, o Trabant começou a ser fabricado em 1957, na Alemanha Oriental. Depois da queda do muro de Berlim, o modelo foi rejeitado por muitos proprietários - Foto: davocano via VisualHunt / CC BY - Foto: davocano via VisualHunt / CC BY/Garagem 360/ND

Produzido pela VEB Sachsenring, o Trabant começou a ser fabricado em 1957, na Alemanha Oriental. Depois da queda do muro de Berlim, o modelo foi rejeitado por muitos proprietários - Foto: davocano via VisualHunt / CC BY - Foto: davocano via VisualHunt / CC BY/Garagem 360/ND

Trabant 601 Universal - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Trabant 601 Universal - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Trabant - Foto: magro_kr via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND - Foto: magro_kr via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND /Garagem 360/ND

Trabant - Foto: magro_kr via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND - Foto: magro_kr via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND /Garagem 360/ND

Trabant - Foto: fortinbras via Visualhunt / CC BY-NC-SA - Foto: fortinbras via Visualhunt / CC BY-NC-SA/Garagem 360/ND

Trabant - Foto: fortinbras via Visualhunt / CC BY-NC-SA - Foto: fortinbras via Visualhunt / CC BY-NC-SA/Garagem 360/ND

O Lada Laika (ou Riva), produzido com base no Fiat 124, é um dos veículos da russa AvtoVAZ - Foto: davocano via Visual hunt / CC BY - Foto: davocano via Visual hunt / CC BY/Garagem 360/ND

O Lada Laika (ou Riva), produzido com base no Fiat 124, é um dos veículos da russa AvtoVAZ - Foto: davocano via Visual hunt / CC BY - Foto: davocano via Visual hunt / CC BY/Garagem 360/ND

Lada Laika (Riva) - Foto: davocano via Visual hunt / CC BY - Foto: davocano via Visual hunt / CC BY/Garagem 360/ND

Lada Laika (Riva) - Foto: davocano via Visual hunt / CC BY - Foto: davocano via Visual hunt / CC BY/Garagem 360/ND

Lada Laika (Riva) - Foto: Keijo K. Knutas via VisualHunt / CC BY-NC - Foto: Keijo K. Knutas via VisualHunt / CC BY-NC/Garagem 360/ND

Lada Laika (Riva) - Foto: Keijo K. Knutas via VisualHunt / CC BY-NC - Foto: Keijo K. Knutas via VisualHunt / CC BY-NC/Garagem 360/ND

Lada 1200, uma das várias fases do Laika - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Lada 1200, uma das várias fases do Laika - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Lada 1200, uma das várias fases do Laika - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Lada 1200, uma das várias fases do Laika - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Lada Samara foi um dos modelos vendidos no Brasil - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Lada Samara foi um dos modelos vendidos no Brasil - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Apelidado de “jipe russo”, o Lada Niva também era uma das invenções da montadora AvtoVAZ. Desde 1977, o modelo foi fabricado em várias versões - Foto: STI Performance via Visual hunt / CC BY-SA - Foto: STI Performance via Visual hunt / CC BY-SA/Garagem 360/ND

Apelidado de “jipe russo”, o Lada Niva também era uma das invenções da montadora AvtoVAZ. Desde 1977, o modelo foi fabricado em várias versões - Foto: STI Performance via Visual hunt / CC BY-SA - Foto: STI Performance via Visual hunt / CC BY-SA/Garagem 360/ND

Lada Niva - Foto: dave_7 via VisualHunt.com / CC BY - Foto: dave_7 via VisualHunt.com / CC BY/Garagem 360/ND

Lada Niva - Foto: dave_7 via VisualHunt.com / CC BY - Foto: dave_7 via VisualHunt.com / CC BY/Garagem 360/ND

Lada Niva - Foto: dave_7 via VisualHunt / CC BY - Foto: dave_7 via VisualHunt / CC BY/Garagem 360/ND

Lada Niva - Foto: dave_7 via VisualHunt / CC BY - Foto: dave_7 via VisualHunt / CC BY/Garagem 360/ND

Lada Niva - Foto: NielsdeWit via Visualhunt.com / CC BY - Foto: NielsdeWit via Visualhunt.com / CC BY/Garagem 360/ND

Lada Niva - Foto: NielsdeWit via Visualhunt.com / CC BY - Foto: NielsdeWit via Visualhunt.com / CC BY/Garagem 360/ND

Fiat 126: embora tenha sido projetado pela marca italiana, ele fez sucesso na Polônia - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Fiat 126: embora tenha sido projetado pela marca italiana, ele fez sucesso na Polônia - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Fiat 126 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat 126 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

O Wartburg 353 foi outro modelo feito por uma marca da Alemanha Oriental - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

O Wartburg 353 foi outro modelo feito por uma marca da Alemanha Oriental - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Wartburg 353 Tourist - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Wartburg 353 Tourist - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Wartburg 1.3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Wartburg 1.3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Produzido pela montadora polonesa FSO, o Polonez usava alguns componentes do Polski 125p, da Fiat. Passando por diferentes versões, o modelo foi fabricado de 1978 a 1997 - Foto: photobeppus via Visual hunt / CC BY-SA - Foto: photobeppus via Visual hunt / CC BY-SA/Garagem 360/ND

Produzido pela montadora polonesa FSO, o Polonez usava alguns componentes do Polski 125p, da Fiat. Passando por diferentes versões, o modelo foi fabricado de 1978 a 1997 - Foto: photobeppus via Visual hunt / CC BY-SA - Foto: photobeppus via Visual hunt / CC BY-SA/Garagem 360/ND

FSO Polonez - Foto: photobeppus via Visualhunt / CC BY-SA - Foto: photobeppus via Visualhunt / CC BY-SA/Garagem 360/ND

FSO Polonez - Foto: photobeppus via Visualhunt / CC BY-SA - Foto: photobeppus via Visualhunt / CC BY-SA/Garagem 360/ND

Mais Conteúdo