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Por que o crash-test é tão importante para a indústria automotiva?

Por que o crash-test é tão importante para a indústria automotiva? - Foto: Divulgação

Por que o crash-test é tão importante para a indústria automotiva? - Foto: Divulgação

Na internet, é possível encontrar diversas fotos e vídeos de carros colidindo contra uma barreira física. Os crash-tests realizados por montadoras, associações de defesa do consumidor (como Latin NCAP) ou mesmo por centros de pesquisa especializados, como o CESVI BRASIL, estão cada vez mais diversificados e sofisticados para obter o máximo de informações relacionadas à segurança e ao reparo do veículo.

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Segundo Emerson Feliciano, gerente sênior de pesquisa e desenvolvimento do CESVI Brasil, os testes de impacto ajudam a identificar e fazer ajustes necessários no projeto de um veículo, adequando sua estrutura, componentes e a proteção aos ocupantes tanto às normas internas quanto às de homologação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). “Essas adequações de projeto incluem calibração de software de airbags, avaliação de estruturas de banco, ancoragens dos cintos de segurança, desprendimento de peças do painel e até a estanqueidade de combustível, que é a capacidade dos reservatórios em resistir a impactos”, explica.

Com o crash-test funciona

De acordo com o especialista, a realização dos testes são fundamentais para analisar e avaliar o desempenho dos veículos em ambientes nos quais ele pode sofrer com pequenos impactos. Segundo o RCAR, conselho internacional de centros de pesquisa automotivos, do qual o CESVI é membro, 75% dos impactos nos grandes centros urbanos do mundo ocorrem em velocidades inferiores a 35 km/h (o que equivale a um teste de aproximadamente 15 km/h em uma pista de impacto).

“Esse tipo de crash-test não tem a finalidade de avaliar a integridade física dos ocupantes, mas danificam os veículos, que terão seus valores de seguro influenciados de acordo com a sua dificuldade e custo de reparo. Com os testes dianteiros ou traseiros, é possível apurar esses fatores antes que ele seja lançado, a tempo de se fazer ajustes e minimizar custos”, comenta.

Geralmente, os testes são reproduzidos em velocidades que variam com o acordo com a finalidade do ensaio para determinar custos de reparação ou para a proteção aos ocupantes. Com isso, a colisão pode ser feita em velocidades inferiores a 15 km/h (2 km/h, 4 km/h, 8 km/h, 10 km/h e 15 km/h), que identificam a resistência do veículo a impactos que não trazem risco aos ocupantes. Assim, avaliam desde a resistência do sistema de para-choques até os danos mais comuns em impactos corriqueiros nos grandes centros urbanos.

Já os testes em velocidade de 30 km/h, 40 km/h, 50 km/h, 56 km/h e 64 km/h são realizados para avaliar a resistência da carroceria e a proteção aos ocupantes.

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O que são dummies?

Em testes de colisão que avaliam a proteção dos ocupantes, diversas montadoras utilizam os bonecos antropométricos, conhecido como dummies, que simulam em altura e peso o corpo humano.

O boneco mais usado pelo setor automotivo são aqueles do tipo Híbrido III 50%, com 1,75 m de altura e aproximadamente 80 kg, dependendo da quantidade de sensores e acessórios instalados. Além disso, ele é regulamentado por normas internacionais (FMSS | ECE) e por sua qualidade na biofidelidade e na capacidade de instrumentação (pode ser usado com diversos tipos de sensores).

Sua pele é feita de material vinílico com características similares à dos humanos. E sua estrutura interna tem componentes como aço, alumínio fundido, borracha, espuma e polímeros que simulam a resistência de partes do corpo como o pescoço, costelas, estrutura do crânio, pernas e pés.

Clube da vergonha

Na galeria, confira os modelos brasileiros que não tiveram boa nota no Latin NCAP.

Chery Tiggo 3: zero estrelas para adultos e uma estrala para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chery Tiggo 3: zero estrelas para adultos e uma estrala para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Carros que decepcionaram no crash test - Nissan March: uma estrela para adultos e duas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Carros que decepcionaram no crash test - Nissan March: uma estrela para adultos e duas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Carros mais perigosos do Brasil: veja modelos que decepcionaram nos testes de colisão - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Carros mais perigosos do Brasil: veja modelos que decepcionaram nos testes de colisão - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Mobi: uma estrela de proteção para passageiros adultos e duas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Mobi: uma estrela de proteção para passageiros adultos e duas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Um dos grandes problemas do Mobi foi a proteção fraca à região do peito de adultos em casos de impactos frontais. O desempenho ruim se estendeu aos impactos laterais. Além de oferecerem riscos aos ocupantes, eles abriram a porta traseira do carro, expondo os passageiros a potenciais riscos - Foto? Divulgação - Foto? Divulgação/Garagem 360/ND

Um dos grandes problemas do Mobi foi a proteção fraca à região do peito de adultos em casos de impactos frontais. O desempenho ruim se estendeu aos impactos laterais. Além de oferecerem riscos aos ocupantes, eles abriram a porta traseira do carro, expondo os passageiros a potenciais riscos - Foto? Divulgação - Foto? Divulgação/Garagem 360/ND

Ford Ka: zero estrela para adultos e três estrelas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Ford Ka: zero estrela para adultos e três estrelas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em resultado divulgado em outubro de 2017, o Ford Ka não foi bem no impacto lateral, causando lesões graves no tórax do ocupante adulto - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em resultado divulgado em outubro de 2017, o Ford Ka não foi bem no impacto lateral, causando lesões graves no tórax do ocupante adulto - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Onix: zero estrela para adultos e três para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Chevrolet Onix: zero estrela para adultos e três para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Assim como o Ford Ka, o Chevrolet Onix zerou. O problema também foi o impacto lateral - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Assim como o Ford Ka, o Chevrolet Onix zerou. O problema também foi o impacto lateral - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chery QQ: zero estrelas para adultos e crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chery QQ: zero estrelas para adultos e crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

A versão analisada foi sem airbags, mas a estrutura do New QQ deixou a desejar na avaliação do Latin NCAP em julho de 2015 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

A versão analisada foi sem airbags, mas a estrutura do New QQ deixou a desejar na avaliação do Latin NCAP em julho de 2015 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Agile: zero estrelas para adultos e duas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Agile: zero estrelas para adultos e duas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Testado também sem airbags, já que em julho de 2013 eles ainda não eram obrigatórios no País, o Agile só conseguiu pontuar na avaliação para crianças no banco traseiro; o modelo siau de linha em 2014 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Testado também sem airbags, já que em julho de 2013 eles ainda não eram obrigatórios no País, o Agile só conseguiu pontuar na avaliação para crianças no banco traseiro; o modelo siau de linha em 2014 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Celta: uma estrela para adultos e duas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Chevrolet Celta: uma estrela para adultos e duas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Descontinuado em 2015, o Celta foi avaliado em 2011 sem airbags; a carroceria ficou bastante comprometida após o final do teste - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Descontinuado em 2015, o Celta foi avaliado em 2011 sem airbags; a carroceria ficou bastante comprometida após o final do teste - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Classic: uma estrela para adultos e crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Classic: uma estrela para adultos e crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Recém-aposentado, o veterano Corsa Classic foi avaliado na mesma época do Celta, em 2011, e foi ainda pior que o hatch na avaliação - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Recém-aposentado, o veterano Corsa Classic foi avaliado na mesma época do Celta, em 2011, e foi ainda pior que o hatch na avaliação - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Palio: uma estrela para adultos e duas para crianças - Foto: By Tomalotuyo (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons - Foto: By Tomalotuyo (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Fiat Palio: uma estrela para adultos e duas para crianças - Foto: By Tomalotuyo (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons - Foto: By Tomalotuyo (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

O modelo antigo do Palio foi um dos primeiros a ser analisado pelo Latin NCAP, mas também não conseguiu proteger muito bem seus ocupantes - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

O modelo antigo do Palio foi um dos primeiros a ser analisado pelo Latin NCAP, mas também não conseguiu proteger muito bem seus ocupantes - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Uno: uma estrela para adultos e duas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Uno: uma estrela para adultos e duas para crianças - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Assim como o Palio, o Uno também não foi bem, conseguindo as mesmas estrelas que seu irmão maior no teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Assim como o Palio, o Uno também não foi bem, conseguindo as mesmas estrelas que seu irmão maior no teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

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