Garagem 360

Blog automotivo focado em serviços. Novidades, dicas e informações para manter o seu carro sempre em perfeitas condições de uso.

Safety Car: veja quais são os carros de segurança mais legais do automobilismo

Safety Car: veja quais são os carros de segurança mais legais do automobilismo - Foto: Divulgação

Safety Car: veja quais são os carros de segurança mais legais do automobilismo - Foto: Divulgação

A maior parte dos fãs do automobilismo torce o nariz quando o safety car é acionado. Como o nome sugere, o carro de segurança interrompe a prova quando os pilotos correm algum risco, como quando um veículo fica parado na pista ou em posição perigosa. Em algumas categorias, como na Formula 1, ele entra em cena também quando há chuva torrencial.

LEIA MAIS: Audi Q8, A7 e e-tron estrelam o longa “Homem-Aranha: Longe de Casa”

Reciclagem de automóveis e autopeças: solução para um ciclo de vida mais sustentável

Entretanto, embora seja um anticlímax, geralmente os modelos escolhidos para exercerem a função são esportivos cobiçados pelo grande público, sendo possível apreciar o supercarro enquanto a corrida não é retomada. Nesta galeria, relembre alguns safety cars marcantes.

Safety cars marcantes

Safety Car: veja quais são os carros de segurança mais legais do automobilismo

Os pace cars das 500 milhas de Indianápolis são tradicionais. Em 1964, por exemplo, o Ford Mustang foi o escolhido para ser o carro de segurança - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Os pace cars das 500 milhas de Indianápolis são tradicionais. Em 1964, por exemplo, o Ford Mustang foi o escolhido para ser o carro de segurança - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Ford Mustang - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Ford Mustang - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em 1971, foi a vez do Dodge Challenger - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em 1971, foi a vez do Dodge Challenger - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Dodge Challenger - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Dodge Challenger - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

No ano da primeira vitória de Emerson Fittipaldi, em 1989, o Pontiac Firebird Trans Am Turbo foi o modelo selecionado - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

No ano da primeira vitória de Emerson Fittipaldi, em 1989, o Pontiac Firebird Trans Am Turbo foi o modelo selecionado - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

A segunda vitória de Emerson nas 500 milhas foi em 1993. Naquele ano, o Chevrolet Camaro Z28 acabou cumprindo o papel de carro madrinha - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

A segunda vitória de Emerson nas 500 milhas foi em 1993. Naquele ano, o Chevrolet Camaro Z28 acabou cumprindo o papel de carro madrinha - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

A segunda vitória de Emerson nas 500 milhas foi em 1993. Naquele ano, o Chevrolet Camaro Z28 acabou cumprindo o papel de carro madrinha - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

A segunda vitória de Emerson nas 500 milhas foi em 1993. Naquele ano, o Chevrolet Camaro Z28 acabou cumprindo o papel de carro madrinha - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Um dos esportivos americanos mais emblemáticos da história, o Dodge Viper foi o carro de segurança das 500 milhas de 1996 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Um dos esportivos americanos mais emblemáticos da história, o Dodge Viper foi o carro de segurança das 500 milhas de 1996 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Um dos esportivos americanos mais emblemáticos da história, o Dodge Viper foi o carro de segurança das 500 milhas de 1996 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Um dos esportivos americanos mais emblemáticos da história, o Dodge Viper foi o carro de segurança das 500 milhas de 1996 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

O brasileiro Gil de Ferran venceu as 500 milhas de Indianápolis em 2003. Nesse ano, o Chevrolet SSR foi o safety car - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

O brasileiro Gil de Ferran venceu as 500 milhas de Indianápolis em 2003. Nesse ano, o Chevrolet SSR foi o safety car - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

O brasileiro Gil de Ferran venceu as 500 milhas de Indianápolis em 2003. Nesse ano, o Chevrolet SSR foi o safety car - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

O brasileiro Gil de Ferran venceu as 500 milhas de Indianápolis em 2003. Nesse ano, o Chevrolet SSR foi o safety car - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em 2011, foi a vez do Chevrolet Camaro SS ser o pace car da corrida - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em 2011, foi a vez do Chevrolet Camaro SS ser o pace car da corrida - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em 2011, foi a vez do Chevrolet Camaro SS ser o pace car da corrida - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em 2011, foi a vez do Chevrolet Camaro SS ser o pace car da corrida - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em 2013, ano da última vitória brasileira nas 500 milhas de Indianápolis, com Tony Kanaan, o Chevrolet Corvette foi o pace car - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em 2013, ano da última vitória brasileira nas 500 milhas de Indianápolis, com Tony Kanaan, o Chevrolet Corvette foi o pace car - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em 2013, ano da última vitória brasileira nas 500 milhas de Indianápolis, com Tony Kanaan, o Chevrolet Corvette foi o pace car - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Em 2013, ano da última vitória brasileira nas 500 milhas de Indianápolis, com Tony Kanaan, o Chevrolet Corvette foi o pace car - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Outras categorias também investem em modelos esportivos para a função. Nas 24h de Daytona, por exemplo, o Chevrolet Corvette já cumpriu a função, em 1999 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Outras categorias também investem em modelos esportivos para a função. Nas 24h de Daytona, por exemplo, o Chevrolet Corvette já cumpriu a função, em 1999 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Na Fórmula E, o BMW i8 sempre foi o safety car oficial da categoria - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Na Fórmula E, o BMW i8 sempre foi o safety car oficial da categoria - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Na Fórmula E, o BMW i8 sempre foi o safety car oficial da categoria - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Na Fórmula E, o BMW i8 sempre foi o safety car oficial da categoria - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Neste ano, a versão conversível do esportivo foi utilizado na Fórmula E - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Neste ano, a versão conversível do esportivo foi utilizado na Fórmula E - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Neste ano, a versão conversível do esportivo foi utilizado na Fórmula E - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Neste ano, a versão conversível do esportivo foi utilizado na Fórmula E - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Na Nascar, a Ford F-150 foi utilizada para ser o pace car da Truck Series - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Na Nascar, a Ford F-150 foi utilizada para ser o pace car da Truck Series - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Mais Conteúdo