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Saiba como agir caso o carro fique preso em uma enchente

Saiba como agir caso o carro fique preso em uma enchente - Pixabay

Saiba como agir caso o carro fique preso em uma enchente - Pixabay

Entre dezembro e março, as chuvas na região Sudeste do Brasil são mais intensas, e a população, principalmente dos grandes centros urbanos, teme com alagamentos nas vias. Alguns comportamentos básicos ajudam a evitar situações de perigo caso o carro fique preso em uma enchente.

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O que fazer caso o carro fique preso em uma enchente

Para Emerson Feliciano, gerente sênior de pesquisa e desenvolvimento do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o condutor que atravessa uma via quando o nível da água expõe o veículo a pane mecânica e elétrica, colocando em risco sua segurança. “A água pode chegar ao motor, causar o calço hidráulico e contaminar o óleo lubrificante. O sistema de transmissão também pode ser afetado, principalmente nos modelos automáticos.”

Na parte elétrica, outras peças e conjuntos podem ser afetados como a caixa de fusíveis, módulos, reles, conectores, faróis e lanternas. Até estofamentos podem ser prejudicados.

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Dirija com segurança na chuva

“Não é aconselhável enfrentar uma área alagada. Mas, caso o condutor precise atravessar, é imprescindível que fique com a primeira marcha engatada o tempo todo ou acelere pouco em modelos automáticos, para evitar a entrada de água no interior do motor durante o trajeto”, afirma Emerson.

Vale lembrar que não é recomendado tentar passar por trechos em que o alagamento ultrapasse a altura da metade das rodas do carro, como é informado no manual do proprietário de diversos veículos.

Como evitar prejuízos

• A manutenção preventiva relacionada ao período de chuvas sempre é recomendado. Verifique o estado atual de itens como pneus e palhetas do para-brisa.

• Confira todas as luzes de iluminação do veículo, como setas, faróis e luzes de freio.

• Caso precise enfrentar um alagamento, mantenha a velocidade baixa e em primeira marcha, já que essa ação diminui a variação do nível de água. Para quem tem carros automáticos, a dica é deixar o câmbio na posição “1” ou “L”, caso não haja opções de trocas manuais, pois assim a central vai manter a marcha constante.

• Se o carro morrer em enchentes, não dê a partida novamente. Essa ação força o motor e pode piorar ainda mais a parte elétrica. Além disso, pode causar o calço hidráulico, que é um dano pela entrada de água no cilindro do motor.

• Evite seguir o caminho de ônibus e caminhões. A travessia de veículos pesados pode abaixar a água por um momento, mas as ondas provocadas por eles podem encobrir carros menores, aumentando a probabilidade de acidente.

O que checar no pós-enchente

• Nos itens mecânicos, é necessário observar primeiro o óleo do motor, já que ele é um dos indicadores da presença de água no propulsor.

• Verifique se a água atingiu as áreas de admissão de ar, como o filtro, dutos e coletor de admissão.

• É importante identificar se o veículo teve algum dano em bielas e nos pistões, caso haja admissão de água no interior do motor durante o funcionamento ou após uma partida.

• Na caixa de transmissão, veja se não houve a contaminação do óleo. O alerta é ainda mais importante no caso de veículos com transmissão automática.

• Depois de passar por um trecho alagado, vá direto para a oficina e faça um check-up geral da parte mecânica, elétrica, sistema de ventilação e até do estofamento que está sujeito à contaminação por fungos e bactérias em travessias de alagamentos.

Relembre veículos casca-grossa que deixaram saudade

Um vídeo com uma Kombi rodando mesmo após ter sido atingida por uma árvore fez sucesso na internet. O caso aconteceu em Rio Negrinho (SC), e pode ser visto aqui. A valentia da “velha senhora” em seguir funcionando fez a van entrar para a lista de carros casca-grossa que deixaram saudade criada pelo Garagem360. Além dela, outros ícones nacionais fazem parte da galeria. Confira a seguir quais são esses carros valentes.

Volkswagen Kombi: recentemente, um vídeo de uma Kombi andando depois de ter sido destruída por uma árvore. Só por essa valentia toda merece estar na lista - Foto: Reprodução/YouTube - Foto: Reprodução/YouTube/Garagem 360/ND

Volkswagen Kombi: recentemente, um vídeo de uma Kombi andando depois de ter sido destruída por uma árvore. Só por essa valentia toda merece estar na lista - Foto: Reprodução/YouTube - Foto: Reprodução/YouTube/Garagem 360/ND

Chevrolet D20: Lançada nos anos 1980, rivalizou com as picapes da Ford, fazendo muito sucesso; na década seguinte foi substituida pela Silverado, que nunca se consagrou como a antecessora - Foto: Por Juliano (PicapesGM) [Public domain undefined CC BY-SA 3.0], undefined - Foto: Por Juliano (PicapesGM) [Public domain undefined CC BY-SA 3.0], undefined/Garagem 360/ND

Chevrolet D20: Lançada nos anos 1980, rivalizou com as picapes da Ford, fazendo muito sucesso; na década seguinte foi substituida pela Silverado, que nunca se consagrou como a antecessora - Foto: Por Juliano (PicapesGM) [Public domain undefined CC BY-SA 3.0], undefined - Foto: Por Juliano (PicapesGM) [Public domain undefined CC BY-SA 3.0], undefined/Garagem 360/ND

Chevrolet D20 - Foto: By order_242 from Chile (Chevrolet C-20 Custom Crew Cab 1992) [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons - Foto: By order_242 from Chile (Chevrolet C-20 Custom Crew Cab 1992) [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Chevrolet D20 - Foto: By order_242 from Chile (Chevrolet C-20 Custom Crew Cab 1992) [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons - Foto: By order_242 from Chile (Chevrolet C-20 Custom Crew Cab 1992) [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Dodge Dakota: fabricada no Brasil entre 1998 e 2001, teve sua versão esportiva R/T lançada em 2000, equipada com o motor V8 de 5,2 litros de 232 cv - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Dodge Dakota: fabricada no Brasil entre 1998 e 2001, teve sua versão esportiva R/T lançada em 2000, equipada com o motor V8 de 5,2 litros de 232 cv - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Dodge Dakota - Foto: By National Highway Traffic Safety Administration (File, Description) [Public domain], via Wikimedia Commons - Foto: By National Highway Traffic Safety Administration (File, Description) [Public domain], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

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Engesa EE-4: o jipe brasileiro começou a carreira como militar, mas migrou para o lado civil. Chegou a utilizar a mecânica do Chevrolet Opala. Foi lançado em 1984 e saiu de linha em 1992, com a falência de sua fabricante - Foto: Reprodução - Foto: Reprodução /Garagem 360/ND

Engesa EE-4: o jipe brasileiro começou a carreira como militar, mas migrou para o lado civil. Chegou a utilizar a mecânica do Chevrolet Opala. Foi lançado em 1984 e saiu de linha em 1992, com a falência de sua fabricante - Foto: Reprodução - Foto: Reprodução /Garagem 360/ND

Ford Bronco: embora nunca tenha sido lançado no Brasil, ficou em produção nos Estados Unidos entre 1966 e 1996, totalizando cinco gerações - Foto: By Bull-Doser - Own work., Public Domain, Link - Foto: By Bull-Doser - Own work., Public Domain, Link/Garagem 360/ND

Ford Bronco: embora nunca tenha sido lançado no Brasil, ficou em produção nos Estados Unidos entre 1966 e 1996, totalizando cinco gerações - Foto: By Bull-Doser - Own work., Public Domain, Link - Foto: By Bull-Doser - Own work., Public Domain, Link/Garagem 360/ND

Ford Bronco - Foto: By dave_7 from Lethbridge, Canada - Ford Bronco, CC BY-SA 2.0, Link - Foto: By dave_7 from Lethbridge, Canada - Ford Bronco, CC BY-SA 2.0, Link/Garagem 360/ND

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Ford F-100: lançada no Brasil durante os anos 1960, fez muito sucesso com sua robustez e se tornou um dos clássicos nacionais - Foto: By Rodrigo de Almeida Fraga de Oliveira, cropped and lightly adjusted by uploader Mr.choppers (IMG_2494.jpg) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons - Foto: By Rodrigo de Almeida Fraga de Oliveira, cropped and lightly adjusted by uploader Mr.choppers (IMG_2494.jpg) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

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Ford F-1000: produzida entre os anos 1970 e 1990, foi a sucessora natural da F-100 - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Ford F-1000: produzida entre os anos 1970 e 1990, foi a sucessora natural da F-100 - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Ford F-1000: último visual do modelo no Brasil - Foto: By Dana60Cummins (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons - Foto: By Dana60Cummins (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Ford F-1000: último visual do modelo no Brasil - Foto: By Dana60Cummins (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons - Foto: By Dana60Cummins (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Ford F-250: última picape grande da Ford no Brasil, ela ficou em linha de 1999 a 2012, quando foi descontinuada sem sucessora - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Ford F-250: última picape grande da Ford no Brasil, ela ficou em linha de 1999 a 2012, quando foi descontinuada sem sucessora - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons - Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Ford F-150 Raptor: recentemente sua segunda geração foi lançada, mas o modelo original foi revolucionário ao adotar um enorme motor V8 de 6,2 litros e 411 cv, capaz de fazer a picape encarar qualquer terreno com disposição e alta velocidade - Foto: By NaBUru38 (Own work) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons - Foto: By NaBUru38 (Own work) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Ford F-150 Raptor: recentemente sua segunda geração foi lançada, mas o modelo original foi revolucionário ao adotar um enorme motor V8 de 6,2 litros e 411 cv, capaz de fazer a picape encarar qualquer terreno com disposição e alta velocidade - Foto: By NaBUru38 (Own work) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons - Foto: By NaBUru38 (Own work) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Ford F-150 Raptor - Foto: By NaBUru38 (Own work) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons - Foto: By NaBUru38 (Own work) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

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Ford Rural Willys: lançada pela Willys Overland nos anos 1950, ficou em linha até 1977 no Brasil, passando a ter o nome Ford em 1972, quando a empresa adquiriu sua antiga fabricante - Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSCF1607.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons - Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSCF1607.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons /Garagem 360/ND

Ford Rural Willys: lançada pela Willys Overland nos anos 1950, ficou em linha até 1977 no Brasil, passando a ter o nome Ford em 1972, quando a empresa adquiriu sua antiga fabricante - Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSCF1607.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons - Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSCF1607.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons /Garagem 360/ND

Gurgel X-12/Tocantins: embora não tivesse tração nas quatro rodas, o modelo da fabricante brasileira tinha ótimo desempenho off-road, sendo utilizado até hoje pelos trilheiros; ficou em linha de 1975 a 1992 - Foto: Flickr/John Lloyd - Foto: Flickr/John Lloyd/Garagem 360/ND

Gurgel X-12/Tocantins: embora não tivesse tração nas quatro rodas, o modelo da fabricante brasileira tinha ótimo desempenho off-road, sendo utilizado até hoje pelos trilheiros; ficou em linha de 1975 a 1992 - Foto: Flickr/John Lloyd - Foto: Flickr/John Lloyd/Garagem 360/ND

Gurgel X-12/Tocantins - Foto: By Olimor (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons - Foto: By Olimor (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Gurgel X-12/Tocantins - Foto: By Olimor (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons - Foto: By Olimor (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons/Garagem 360/ND

Hummer H1: baseado em um projeto militar, ficou em linha entre 1992 e 2006 - Foto: By Michael Gil from Calgary, AB, Canada - Hummer (H1) Convertible, CC BY 2.0, Link - Foto: By Michael Gil from Calgary, AB, Canada - Hummer (H1) Convertible, CC BY 2.0, Link/Garagem 360/ND

Hummer H1: baseado em um projeto militar, ficou em linha entre 1992 e 2006 - Foto: By Michael Gil from Calgary, AB, Canada - Hummer (H1) Convertible, CC BY 2.0, Link - Foto: By Michael Gil from Calgary, AB, Canada - Hummer (H1) Convertible, CC BY 2.0, Link/Garagem 360/ND

Hummer H1 - Foto: By Alexandre Prévot from Nancy, France - Hummer H1Uploaded by High Contrast, CC BY-SA 2.0, Link - Foto: By Alexandre Prévot from Nancy, France - Hummer H1Uploaded by High Contrast, CC BY-SA 2.0, Link /Garagem 360/ND

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Hummer H2: com o sucesso da primeira versão, a Hummer lançou o H2 em 2002, mantendo em linha até 2009 - Foto: By IFCAR - Own work, Public Domain, Link - Foto: By IFCAR - Own work, Public Domain, Link/Garagem 360/ND

Hummer H2: com o sucesso da primeira versão, a Hummer lançou o H2 em 2002, mantendo em linha até 2009 - Foto: By IFCAR - Own work, Public Domain, Link - Foto: By IFCAR - Own work, Public Domain, Link/Garagem 360/ND

Hummer H2 - Foto: By OSX - Own work, Public Domain, Link - Foto: By OSX - Own work, Public Domain, Link/Garagem 360/ND

Hummer H2 - Foto: By OSX - Own work, Public Domain, Link - Foto: By OSX - Own work, Public Domain, Link/Garagem 360/ND

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