Testamos: HR-V EXL vai bem na cidade, na estrada e agrada pelo conjunto

Testamos: HR-V EXL vai bem na cidade, na estrada e agrada pelo conjunto - Foto: Leo Alves/Garagem360
Tradicionalmente, o Garagem360 termina as avaliações de carros com a questão “Vale a compra?”. No caso do Honda HR-V EXL, testado pela reportagem por mais de 500 quilômetros tanto na cidade como na estrada, o ideal é começar com a resposta: se você tiver pouco mais de R$ 110.000 para comprar um carro, é opção a ser considerada.
De forma geral, o HR-V EXL agrada pelo conjunto. Tem motorização que não peca na estrada (é ótimo em retomadas e não vacila em subidas, como a da Serra do Mar, pela via Anchieta) e é um bocado sóbrio na cidade (bebe, em média, 12km/l).
Por dentro, o HR-V EXL tem conforto na medida (embora seja um tanto difícil posicionar de forma perfeita o banco do motorista): é espaçoso na frente e atrás, até mesmo para cinco pessoas. Tem revestimento e acabamento em couro.
A interface da central multimídia parece um tanto ultrapassada (cores chapadas, ícones quadrados). Mas a boa notícia é que é extremamente fácil de operar. Muito intuitiva, com poucos toques (é touchscreen) o motorista consegue parear o smartphone, ajustar o modo da câmera de ré (que oferece imagem um tanto escura, aliás) ou acionar o GPS.
Do ponto de vista de design, o modelo, assim como seu motor, é sóbrio. Não chama atenção nas ruas (como acontece com alguns de seus principais concorrentes, como Jeep Renegade ou Nissan Kicks), mas tem linhas bem desenhadas, que dão a sensação de robustez na medida certa.
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Aliás, por falar em Renegade e Kicks (ou, para abranger a concorrência, Hyundai Creta e VW T-Cross), o modelo não é só uma opção a se pensar em relação a outras marcas, como até mesmo dentro da Honda. O modelo custa R$ 28 mil a menos que a versão Touring (já avaliada pelo Garagem360). Caso a ideia seja optar por um HR-V, com certeza, a versão EXL tem melhor custo-benefício que seu irmão mais caro.