Pollux, a empresa de Joinville que é referência no país em inteligência para a indústria

Atualizado

Pollux - Divulgação
Pollux – Divulgação

A coluna de hoje trata de uma empresa que nasceu com a missão de aumentar a competitividade da indústria brasileira por meio de soluções tecnológicas. A Pollux foi fundada em 1996 e já nasceu com o DNA da inovação. Empresa pioneira e referência no país na convergência das tecnologias de informação (TI) e tecnologia de operação (TO), através da produção de máquinas conectadas, análises automáticas de dados, acessos a informações em tempo real, manutenção preditiva, machine learning e inteligência artificial, possibilita que as fábricas se tornam mais produtivas e eficientes. 

Com matriz em Joinville, escritório em Americana (SP) e equipe técnica e comercial em Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e Manaus, a Pollux, ao longo de sua trajetória, firmou parcerias fornecedores globais de tecnologia e a aplicou essas inovações na indústria, com três linhas de negócio: Automation, Robotics e Digital. O faturamento da Pollux quadruplicou nos últimos 3 anos. A Empresa foi a terceira Pequena e Média Empresa – PME que mais cresceu no Brasil e dentro do mercado de automação foi a primeira, segundo classificação da Delloite em parceria com Exame. 

DNA: agir sempre pautado por integridade, construir relacionamento positivos e duradouros, empreender, inovar e assumir riscos. 

Fundador e Presidente

José Rizzo Hahn Filho é fundador e CEO da Pollux. Formado em engenharia mecânica pela Iowa State University, atua na área de automação industrial há 25 anos. Representa a companhia e o país em diversos fóruns mundiais de tecnologia, como Industrial Internet Consorcium nos EUA e Indústria 4.0 na Alemanha. Com o título Ernst & Young de Empreendedor do Ano e selecionado pela Endeavor, Rizzo apoia fortemente as causas do empreendedorismo e da inovação no Brasil. É atualmente o Presidente da Associação Brasileira de Internet Industrial – ABII.

A Pollux são as pessoas e as pessoas são a Pollux. 

Trabalhar pelo sucesso e bem-estar dos colaboradores é garantir o sucesso da empresa.” 

J. Rizzo Hahn Filho CEO da Pollux

Unidades de Negócio 

  1. Pollux Automation: desenvolvimento de linhas de montagem automatizadas, células robotizadas e máquinas especiais completamente alinhadas aos conceitos da indústria 4.0 e manufatura avançada. 
  1. Pollux Robotics: desenvolvimento de soluções com robôs colaborativos, que diferentemente dos tradicionais, podem trabalhar ao lado dos funcionários em total segurança.
  1. Pollux Digital: Soluções de internet industrial, sistemas de rastreabilidade e inspeção e testes. 

Inovação & Pioneirismo

  • Sistemas de visão em 1996
  • Robótica colaborativa em 2013
  • Internet industrial em 2016/2017

A Pollux desenvolveu mais de 1000 soluções para 450 clientes de diversos segmentos (automotivo, farmacêutico, bens de consumo, bebidas e alimentos e outros). No começo de 2017, a a Empresa lançou a sua mais nova unidade de negócio, a Pollux Digital, totalmente voltada para o desenvolvimento de soluções de Internet IIndustrial e Indústria 4.0.

Modelo de negócio inédito:

aluguel de robôs colaborativos, com o objetivo de ampliar e facilitar a robotização do país. Nesse modelo de negócio, a Pollux é responsável pela engenharia, instalação e suporte.  

O time da Pollux busca entender e resolver o problema de cada cliente, através da integração das melhores tecnologias disponíveis no mercado a um preço acessível. As soluções são customizadas e desenvolvidas por um time de engenharia de aplicação composto por profissionais formados nas melhores universidades do Brasil e do mundo. 

140 funcionários

A Pollux são as pessoas e as pessoas são a Pollux. 

Trabalhar pelo sucesso e bem-estar dos colaboradores é garantir o sucesso da empresa.

J. Rizzo Hahn Filho CEO da Pollux

Cuidando de pessoas: 5 vezes entre as melhores empresas para se trabalhar

A Pollux recebeu cinco vezes em seguida o prêmio Great Place to Work. O ambiente de trabalho é descontraído e com layout aberto, garantindo fácil acesso aos gestores de todos os níveis. A Pollux tem o Dia da Fruta 3 vezes por semana (frutas ficam disponíveis para os funcionários em diversos pontos da empresa), ginástica laboral, vôlei toda quarta-feira, mesa de ping-pong, churrasco de Aniversariantes e muitas outras ações. Semana passada, por exemplo, por conta do frio, os profissionais foram surpreendidos com chocolate quente no meio da tarde. 

Mais Conteúdo