Final do Quadrangular de Basquete Sub-17

Finalistas Sub-17 e Sub-19 2019 – Divulgação/ND

Acabou a espera. Depois de mais de um mês desde a semifinal, finalmente teremos o quadrangular Final do Campeonato Estadual Sub-17 Masculino 2019. A fase final da competição será realizada em Concórdia, de 6 a 8 de setembro, e conta com a participação da ACOB (time da casa), ADIEE / Avaí, AJAB (Jaraguá do Sul) e C.B. Chapecó. Os jogos do último dia do torneio e a cerimônia de premiação terão transmissão pelo Facebook da Federação Catarinense de Basketball.

A primeira rodada começa nesta sexta (6) com o jogo entre ADIEE e AJAB, às 19h. Em seguida, o time da casa enfrenta o C.B. Chapecó no confronto do Oeste, às 20h30. Estas partidas definem os confrontos seguintes: os vencedores enfrentam os perdedores no sábado (7). No domingo (8), os perdedores se enfrentam, às 9h30, e os vencedores, às 11h.

A primeira fase do torneio contou com 16 equipes (256 atletas no total) e foi realizada em dois grupos: um com cinco equipes do Oeste em turno e returno; outro com equipes do litoral em turno único. Depois disso, 8 equipes fizeram dois quadrangulares semifinais com dois classificados cada para o quadrangular decisivo. O torneio terminará com 93 partidas realizadas.

Até o momento, as quatro equipes finalistas só foram derrotas em confrontos diretos e chegam à decisão somando 38 vitórias contra os outros 12 times participantes da competição. Então vamos conhecer um pouco mais destes times.

ADIEE (13 vitórias, 0 derrotas)

Única invicta no torneio até o momento, a ADIEE / Avaí tem no ataque sua maior força, quesito que lidera com 82,6 pontos. Cinco atletas possuem mais de dez pontos de média: Gustavo Novicki, João Gazzoni, Lucas dos Santos, Geone Felix, Pedro Kloppel. Mas o time conta com mais talentos que podem ser efetivos tanto no ataque quanto na defesa que é a segunda melhor do campeonato com (45,8 pontos sofridos). O time conta com muitos atletas de sua base e que já figuraram em finais de estadual em outras categorias, além de algumas peças formadas em outras equipes do Estado. O técnico é Kênyo Nunes.

ACOB (10 vitórias, 1 derrota)

Os anfitriões vão lotar o Ginásio Ivo Silveira e contam com este apoio para levar o título. Com o segundo melhor ataque do Campeonato (77,4 pontos), a ACOB tem apenas uma derrota sofrida (para o C.B. Chapecó) e também conta com cinco atletas com mais de dez pontos de média: Carlos Paiva, Marcos Guilherme, Gabriel da Silva, João Vitor de Campos, João Vitor Rogowski. O time também tem outras peças importantes na rotação para reconquistar o título da categoria depois de quatro anos. A defesa é a 5ª melhor da competição (53,2 pontos sofridos). O técnico é Álvaro dos Santos, o Alvinho.

AJAB (11 vitórias, 2 derrotas)

Defesa forte e ataque equilibrado, essa é a receita da AJAB para chegar ao título do Estadual Sub-17 Masculino. A equipe de Jaraguá do Sul tem a defesa menos vazada do campeonato (45,2 pontos sofridos), com um time entrosado e quase todo formado no município. Esse entrosamento também faz a diferença no terceiro melhor ataque do torneio (74,5 pontos), já que cinco dos seis maiores pontuadores do time são da categoria de base e foram campeões Sub-17 e Sub-15 em 2018: Victor Hugo Vieira, André Felipe Sell, Nicolas Martins, Jean de Lima e Felipe Uptadel. O técnico é Rafael Mueller.

C.B. Chapecó (9 vitórias, 2 derrotas)

A equipe do Oeste quer repetir a tradição que tem no feminino agora no masculino e para isso tem um projeto novo que conta com jogadores formados em outros municípios do Estado e até fora dele O quarto melhor ataque da competição (68,2 pontos) tem como destaques João Victor Pereira e Igor Selhorst (formados em Rio do Sul), Elias Xavier (vindo da ACOB), além de Jefferson Machado e Jhonattan de Souza que vieram de outras federações. A defesa é a terceira melhor do torneio com 50,8 pontos sofridos. O técnico é Eduardo Larangeira.

Histórico da Modalidade

O Sub-17 é uma das mais tradicionais categorias do basquete de Santa Catarina. Joinville é o município com mais títulos, sendo 10 no total. Na sequência temos Blumenau (5), Florianópolis (3) e Jaraguá do Sul (2). Por fim, equipes de Itajaí, Criciúma, Concórdia e Gaspar conquistaram 1 título cada.

Mais conteúdo sobre

Mais Conteúdo