Guarda Municipal

Chagaram de Brasília os primeiros equipamentos da GM (Guarda Municipal) de Joinville. Serão dois “kits” completos que o governo federal enviará à GM. Parte de um deles já está na cidade, são dois veículos Voyage (plotados), duas motos, 150 spray de pimenta e 50 armas elétricas. Falta apenas o micro-ônibus com 20 câmeras de monitoramento, todas ligadas ao veículo, por meio de wi-fi (internet sem fio). O micro-ônibus deve chegar no mês que vem, completando assim o primeiro “kit”. O segundo vai chegar em dezembro, quando os guardas estarão formados e em condições de iniciarem o trabalho. Serão 40 câmeras de vigilância transmitindo imagens (pela internet ao micro-ônibus), por exemplo, das escolas do município. Uma grande ferramenta para combater o tráfico e o consumo de drogas nos entornos das escolas. Mas, onde e quando serão usados o “spray” de pimenta? Certamente no reforço da PM em ocasiões especiais, como controlar multidão. Um cenário mais próximo seria manifestações do “Passe Livre”?

Jakson Zanco/Divulgação/Secom/ND

Reunião na PM. A reunião mensal do colegiado da Prefeitura de Joinville foi na sede da 5ª Região Militar da PM. O tema principal foi segurança pública e os equipamentos que a Guarda Municipal está recebendo para colaborar com a Polícia Militar em Joinville

Outro Regional

Se a ACIJ conseguir mais hospitais regionais para Joinville, a coluna vai aplaudir. Não se trata de ser “contra”, como um leitor afirmou por e-mail. É uma questão de prioridade. O Hospital do Câncer viria também “desafogar” o Hospital Municipal São José de Joinville. Por outro lado, dificilmente um governador eleito iria aprovar um segundo hospital regional para Joinville se Blumenau e Itajaí ainda não tem.

PSF

O Programa Saúde da Família é outra importante contribuição para “desafogar” o Hospital Municipal São José. Atualmente, as 52 equipes do PSF atendem 31% da população formada por gestantes, bebês, crianças, jovens e idosos. A administração anterior terminou com 48 equipes. O aumento de apenas quatro equipes é muito pouco em quase um ano e meio, mas o plano da Secretaria da Saúde é cobrir 70% da população até 2016, dobrando o número de equipes. Cada uma delas é formada por um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um agente administrativo e seis agentes comunitários de saúde.

Desembarque

Um navio está “fundeado” na Baia Babitonga, em São Francisco do Sul, esperando para desembarcar “coque verde de petróleo”, um produto gerado do processo de “coqueamento” do petróleo. Por ser uma rica fonte de carbono, de fator energético e por conter baixo teor de cinzas, é um produto essencial às indústrias. Só que a carga está gerando preocupação no desembarque. É preciso uma logística especial. Em caso de acidente, as consequências são graves. São Francisco do Sul ainda lembra do“problema” gerado pela “fumaça tóxica”.

Festival de Dança

As apresentações do Festival de Dança em cidades catarinenses terminam dia 31 de julho, em Jaraguá do Sul.  O Teatro da Scar abre as portas às 20h para receber o maior festival de dança do mundo. A iniciativa tem apoio da Fundação Cultural e da Prefeitura de Jaraguá do Sul. As vendas de ingressos são na bilheteria do teatro.

Candidato

O Prefeito de Joinville Udo Döhler ligou para o deputado federal Mauro Mariani e para o candidato ao Senado, Dário Berger, para garantir que vai trabalhar também para o candidato ao Senado da coligação, no caso Berger.

Única mulher

Poucos sabem, mas Joinville vai ter uma candidata à Assembleia Legislativa em outubro. É a estudante Zambia dos Santos, que vai ter pouco tempo para fazer campanha em sua cidade. Ela estuda na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em Florianópolis. Zambia integra a corrente marxista do PT e vai disputar os votos da juventude. Assim, o PT terá três candidatos a estadual, sendo dois da corrente marxista (Moacir Nazário e Zambia dos Santos) e o vereador Manoel Bento.

Luciano Moraes/ND

Dias contados. Com a ampliação da pista do aeroporto e duplicação da avenida Santos Dumont, os campos no entorno do aeroporto serão desocupados. Cenas como essa, dos jogadores do Aviação de olho no pouso de aeronaves durante os jogos, serão apenas uma lembrança
Estacionamento

O debate sobre estacionamento rotativo, ontem na Câmara de Vereadores, comprovou a distância entre a Prefeitura e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

Reclamação

Leitor reclama que não consegue falar com o vereador de seu bairro. À tarde, ele não fica em seu gabinete, “só em reunião de comissão e depois na sessão”, diz o leitor. E depois, dizem que vereador não faz nada.

Mural

– Sábado ocorre a 3ª Feijoada do Torcedor Solidário, na Associação dos Servidores Públicos de Joinville.

– Mais uma eleição que apresenta um número exagerado de candidatos a deputado estadual. 80% deles sem nenhuma chance de vitória.

– Por que aceitam concorrer para perder?

– O conjunto “Conexão Sul”, de Joinville, vem sendo elogiado na região. Na Festa da Tainha, em Barra do Sul, no sábado passado, eles agradaram o público.

Mais conteúdo