Seis dicas para evitar que seu cão ou gato seja roubado.

Quintal

Não confie em um quintal cercado. Deixar seu cão sozinho sem supervisão por longos períodos deixa-o vulnerável para ser roubado, principalmente se o ladrão puder enxergá-lo e atraí-lo para receber carinho ou comida. Durante a noite, mais vale deixar os animais dentro de casa, onde estarão a salvo de envenenamentos e de ladrões. Se a tentativa de invasão for à residência, um cão dentro de casa latindo para tentativas de arrombamento será muito mais eficiente. Também há o fator surpresa, inclusive com cães pequenos de latido forte parecendo animais maiores, prontos a defender o lar. O cão no quintal durante a noite pode ser facilmente silenciado, facilitando a entrada dos bandidos. 

Identificação

Microchipar cães e gatos os identifica para sempre, o que não evitará que sejam roubados, mas garantirá que sejam identificados e obrigará a devolução. Imagine descobrir onde seu pet está e não poder obtê-lo de volta por não poder provar que é mesmo seu. Também existe a opção de tatuar a barriga ou interior da orelha do animal, o que evitaria o roubo ainda mais. A tatuagem deve ser feita com o peludo devidamente anestesiado por um veterinário, que acompanhará todo o processo.

Na rua

Não deixe seu cão amarrado fora de estabelecimentos comerciais ou dentro do carro, mesmo que você só vá “ali rapidinho”. Animais deixados dentro de carros podem passar mal, morrer ou ser roubados. Amarrados e deixados sozinhos então, nem é preciso explicar, certo? 

No passeio

Ao sair para passear, não é seguro deixar cães soltos. Não apenas pelos motivos óbvios dos acidentes, brigas e fugas que podem ocorrer, mas também pelos roubos. Às vezes pode até nem ser o caso de o animal ser levado levianamente, mas ele pode se afastar a ponto de outra pessoa achar que está perdido ou abandonado e levá-lo embora para ser adotado. Compre ou mande fazer guias longas, de 3 a 6 metros para uso em parques. 

Silêncio

Contar vantagem sobre o quanto seu cachorro custou caro, sobre como é adestrado ou mesmo sobre como sua raça é esta ou aquela, mesmo que ele tenha sido adotado, é roubada, literalmente. Conheci um cão totalmente sem raça, mas que lembrava muito uma raça exótica. A adotante ficou alardeando o fato aos quatro ventos e em pouco tempo o cão simplesmente sumiu do seu quintal. Se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro, sempre!

Castre

Um dos maiores motivos para que cães e gatos sejam roubados é para que sejam usados como reprodutores. Outro motivo, obviamente, é a venda dos animais roubados. A castração, além de todos os benefícios para a saúde dos peludos e do papel social fundamental que desempenha, também contribui para que eles não sejam alvo dos ladrões.

Adoção

A parceria entre o Continente Shopping e a ONG Amigos e Protetores dos Animais de Palhoça (APRAP) está dando tão certo que neste fim de semana, dias 26 e 27 de julho, será realizada a quarta edição do evento para adoção de cães e gatos. Nas três edições anteriores, 150 animais já receberam uma nova família e amanhã e depois, cerca de outros 40 estarão à espera de um lar responsável e amoroso. Os eventos acontecerão das 14h às 20h nos dois dias, sempre no estacionamento coberto do Continente Shopping, entre os acessos 3 e 4. Apareça por lá e ajude a divulgar!

Mais Conteúdo