Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.

Florianópolis completa 346 anos de fundação no dia 17 de fevereiro

Atualizado

Domingo, 17 de fevereiro, Florianópolis completa 346 anos de fundação, data reconhecida oficialmente por lei aprovada na Câmara Municipal em 2015 que fez uma correção histórica, “envelhecendo” a cidade em 53 anos. Presume-se que foi naquele dia de 1673 que o bandeirante paulista Francisco Dias Velho instalou a antiga póvoa de Nossa Senhora do Desterro.

O lugar foi elevado à categoria de vila em 23 de março de 1726, data que ficou oficializada como o Dia do Município, pois foi quando criou-se a Casa de Câmara com seus primeiros representantes. A lei que consagrou o dia da emancipação política como o do aniversário foi assinada pelo prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago em maio de 1969, há quase 50 anos, e assim ficou consolidada. Mas como aqui é a Ilha dos casos e ocasos raros, aniversaria num dia e comemora depois de mais de um mês.

Abaixo, a gravura “Veduta dell’Isola di Sta. Catterina”, uma vista da antiga Nossa Senhora de Desterro de autoria do artista Duché de Vancy, que integrou a expedição francesa do conde La Pérouse e passou pela Ilha entre 1785 e 1788.

Veduta dell'Isola di Sta. Catterina  - REPRODUÇÃO GRAVURA DUCHÉ DE VANCY/DIVULGAÇÃO/ND
FOTO: DIVULGAÇÃO/ND

Mais conteúdo