Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.

Gustavo Fernandes será solista no espetáculo de encerramento da Academia Canto em Trancoso

Atualizado

Foto – Cauê Diniz/Divulgação/ND

O tenor Gustavo Fernandes, uma das 38 vozes do Brasil que participam desde domingo (7) da 5ª Academia Canto em Trancoso, em Porto Seguro (BA), foi escolhido em uma audição interna supercompetitiva para atuar como solista no espetáculo de encerramento com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro.

Isto dará mais projeção ao cantor que pode ser um dos três contemplados com uma bolsa de estudos na Alemanha em 2020. O resultado sai depois da apresentação, neste sábado (13).

Lagunense radicado na Capital, o engenheiro mecânico de 26 anos foi selecionado para frequentar as aulas do evento entre 145 candidatos de todo o país, conforme a coluna noticiou em junho.

A professora eslovena Lucia Duchoňová e Gustavo Fernandes – Cauê Diniz/Divulgação/ND

Ele saiu de Florianópolis no último sábado, quando o termômetro chegou a marcar 5,2 graus na madrugada, e desembarcou no calor baiano com dor de garganta e o desafio de cantar dois oratórios completos com orquestra sob a regência do maestro alemão Rolf Beck e aprender com renomados professores vindos da Europa.

“Apesar das dificuldades e do altíssimo nível de exigência, tenho tido uma experiência maravilhosa em vários aspectos. Cada dia é um novo aprendizado. A nossa rotina tem sido bem intensa. Ensaios no período da manhã e da tarde, além de master classes ao longo do dia. No período da noite, revisamos o repertório na pousada onde estamos hospedados”, conta Gustavo.

O idioma oficial nos ensaios é o inglês, o que favorece o jovem que já morou durante um ano no Canadá e é o único aluno do Sul do Brasil. Aliás, o fato de ser catarinense chamou a atenção do maestro, que lhe perguntou se ele era da mesma cidade de seu grande amigo Aldo Baldin (1945-1994), tenor urussanguense de expressiva carreira, especialmente na Alemanha, com quem viajou certa vez até Florianópolis.

Gustavo Fernandes e o maestro alemão Rolf Beck – Cauê Diniz/Divulgação/ND

Gustavo está tendo aulas com a mezzo-soprano eslovena Lucia Duchoňová, indicada ao Grammy 2010 como melhor vocal de música clássica, e no sábado se apresentará nas peças “Gloria” (Antonio Vivaldi) e “Magnificat” (Johann Sebastian Bach), na qual interpretará o solo “Deposuit Potentes”.

Apesar da expectativa pela possibilidade de estudar por um tempo prolongado com o coral Chorakademie Lübeck na Alemanha, o bolsista se diz tranquilo: “não encaro como uma competição, mas uma convivência incrível com músicos, cantores e maestro competentíssimo, e tenho certeza que voltarei para Florianópolis com uma excelente bagagem”.

Foto – Cauê Diniz/Divulgação/ND

Mais conteúdo