Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.

Joel Pacheco homenageia ponte Hercílio Luz com exposição fotográfica

Atualizado

Fotógrafo Joel Pacheco e uma de suas obras – Vera Lúcia Gonçalves da Silva/Divulgação/ND

Joel Pacheco abriu a exposição “Uma Ponte, Vários Ângulos” na Sala José Cipriano da Silva, na Galeria de Arte do Mercado Público Municipal de Florianópolis.

A mostra, que pode ser visitada gratuitamente até 27 de julho, é uma coletânea de imagens da ponte Hercílio Luz feitas e doadas por ele ao acervo da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Foto – Joel Pacheco/Divulgação/ND

Com olhar perspicaz, o arquiteto, fotógrafo, programador visual e pesquisador registrou o monumento símbolo da Capital, e também do Estado, enaltecendo suas formas na paisagem em diferentes períodos do dia.

A homenagem a este patrimônio histórico, artístico e arquitetônico da cidade neste momento é pertinente pelos 93 anos completados no dia 13 de maio e pela expectativa de sua reabertura prevista para o fim do ano, após três décadas em restauro.

Foto – Joel Pacheco/Divulgação/ND

Além do mais, o autor tem profunda ligação afetiva com o local. Sua família morava na rua do Forte Santana, embaixo da cabeceira insular, quando ele era criança. Passou a infância brincando nas cercanias, colecionando na memória detalhes da velha senhora que só ele tem.

Detalhes da ponte Hercílio Luz e do Forte Santana – Joel Pacheco/Divulgação/ND

Mais Conteúdo