Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.

Jornalista e fotógrafo Cristiano Andujar lança livro sobre fotografia esportiva

Atualizado

Cristiano Andujar – Foto: Ricardo Nogueira/Divulgação/ND

Cristiano Andujar, que tem parte da formação em jornalismo pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e outra pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), além de ser pós-graduado em gestão em marketing esportivo pelo ICPG (Instituto Catarinense de Pós-Graduação), lança no dia 5 de fevereiro, às 19h, na Livraria Nobel do Floripa Shopping, o livro “Fotografia Esportiva: Relatos, Experiências e Dicas de Grandes Coberturas Esportivas”.

Com 239 imagens, ele aborda técnicas de fotografia e experiências em campeonatos internacionais que cobriu, como Copa Davis (tênis), Rio 2016 (Olimpíada), Ironman (triatlo), Copa América (futebol), automobilismo, vôlei, beisebol, surfe e outros.

Segundo o autor, toda modalidade esportiva apresenta seu grau de dificuldade para fotografar, “seja por posicionamento (no automobilismo o autódromo é extenso; no futebol, na comemoração, o jogador pode comemorar para o outro lado) ou pela agilidade do movimento. Uma foto muito difícil é no tênis, quando a bolinha está estufando as cordas da raquete. É uma foto muito rara. Mas, em contrapartida, os jogadores podem comemorar várias vezes, em vários pontos ganhos. Já no futebol a comemoração do gol é mais rara”.

A publicação da editora Unisul inclui o halo solar registrado em fevereiro de 2018, sobre a Catedral Metropolitana de Florianópolis. “Talvez seja a foto mais expressiva que já fiz, que mais deu repercussão. Não é esporte, mas ainda assim é sobre o fotojornalismo, sobre a persistência e o fato de estar no lugar certo, na hora certa, e ter o conhecimento necessário para tirar proveito da ocasião”.

Cristiano é correspondente de agências de fotografia e também atende diretamente atletas, como fez recentemente na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, em dezembro passado, no Qatar, onde clicou imagens exclusivas para os jogadores Filipe Luís, Rodrigo Caio e Diego Alves, do Flamengo; Alisson e Roberto Firmino, do Liverpool.

Mais Conteúdo