Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.

Livro de pesquisa sobre a Casa Bocaiúva será lançado nesta quinta-feira (7)

Foto: Leonardo Bertoldi Borges/Divulgação/ND

A arquiteta, urbanista e professora Eliane Veras da Veiga dispara mais uma flecha de amor no coração da Capital.

Outro de seus apaixonantes livros de pesquisa, “A Casa de Chácara da Rua Bocaiuva – Histórias da Praia de Fora”, será lançado nesta quinta-feira (7), às 18h, no evento de abertura da Casa Bocaiúva, antiga construção recuperada para sediar o Memorial do Ministério Público de Santa Catarina.

Com colaboração dos colegas arquitetos Aline Steinheuser e Leonardo Bertoldi Borges, ela divide em nove capítulos informações, relatos, documentos, fotos, memórias e emoções sobre a casa e a rua, que tem mais de 160 anos de existência.

Segundo a coordenadora da obra, a demanda de pessoas querendo dar seus depoimentos nos seis meses de pesquisa foi tão grande que já está sendo elaborado um novo texto para a segunda edição, a ser publicada em 2020.

Eliane, que tem raízes na Ilha, nasceu em São Paulo e se mudou ainda criança, há 49 anos, para Florianópolis, onde acabou de crescer, estudou e formou família.

Morou no edifício mais antigo da avenida Beira-mar Norte, com 12 andares. Acompanhou o crescimento da região e as mudanças mais drásticas que transformaram a paisagem a partir da década de 1970. Conhece a cidade como poucos. Merece um título de cidadã honorária.

Mais Conteúdo