Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.

Morre a socialite carioca Lourdes Catão

Atualizado

Foto: Reprodução Instagram/Divulgação/ND

Morreu domingo (10), no Rio de Janeiro, aos 93 anos, a socialite e decoradora Maria de Lourdes Prazeres Catão, vítima da Covid-19.

Ela foi casada com o engenheiro, deputado federal (1963-1967) e senador suplente (1967-1970) Álvaro Luís Bocaiuva Catão, catarinense de Imbituba, onde seu pai, Álvaro Monteiro de Barros Catão, empresário do ramo carbonífero, foi o primeiro prefeito (1924-1930).

Da esq. para dir.: Lourdes Catão e o deputado federal Álvaro Catão, com Marieta Konder Bornhausen e o senador Irineu Bornhausen, em 1965, no baile de gala alusivo ao centenário da Batalha Naval do Riachuelo, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis – Foto: Lazaro Bartolomeu/Grande Gala/Divulgação/ND

Divorciada desde 1972, em 2001, no ano seguinte à morte do ex-marido, Lourdes ebuliu a sociedade ao revelar que o pai de seu primogênito, Álvaro Filho, era o cunhado, Francisco Catão.

Ao voltar para o Brasil, em 2004, após mais de 20 anos vivendo em Nova Iorque, ela morou por numa casa paradisíaca na Lagoa da Conceição. Não à toa: seu filho Antônio, praticante de surfe e esportes radicais, morto naquele ano, vivia no Beco dos Surfistas. E a filha, Bebel Klabin, é dona de uma casa no Rio Vermelho.

Lourdes Catão figurava constantemente nas cobiçadas listas das mais elegantes dos colunistas Jacinto de Thormes (pseudônimo do jornalista Maneco Muller) e Ibrahim Sued.

Foi ela quem passou a conduzir o livro “Sociedade Brasileira”, espécie de guia nacional dos chiques que sua irmã, Helena Gondim, publicou durante décadas, até morrer em 2008.

Vingou só mais algumas edições, e os esparrames de dinheiro ofertados para se ter o nome incluído não eram poucos, e recusados, o que motivou o surgimento de genéricos regionais pelo país, inclusive em Santa Catarina.

Lourdes era muito querida pelos amigos e deixou incontáveis admiradores.

Mais Conteúdo