Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.

Notas: Status social / Isolamento abaixo / Encolheram os ovos

Status social

Ainda sobre o assunto alta sociedade, reaquecido com a morte da socialite carioca Lourdes Catão, no domingo (10), os que muito desejam – e não vão alcançar – este “título de nobreza”, mais recentemente, confundiram os conceitos de classe e de fama para se amparar em algo definido como “celebridade”, cobrando para si um status que não têm. Está certo o jornalista Fabiano de Abreu em seu livro “Qualquer Pessoa Pode Ser Famosa”, sobre os mais de 500 nomes que, diz ele, projetou. Hoje, a internet possibilita notoriedade a qualquer um, mas a maioria não passa na peneira do quem é quem. Aqui na Ilha está cheio.

Isolamento abaixo

Rhae Ferreira, morador da entrada de Cacupé, conta que na quinta-feira passada (7), percorrendo uma trilha, avistou do alto do morro a SC-401 repleta de carros. “Era como num fim de semana de praia. Movimento absurdo. Só está faltando ônibus, porque o resto já está aqui, para cima e para baixo”. O fim de semana do Dia das Mães que chegava e o tempo bom podem ter puxado a fila – e também o índice de isolamento social para baixo.

Encolheram os ovos

O Ministério da Agricultura precisa estudar o fenômeno do encolhimento dos ovos de galinha durante a pandemia do coronavírus, pois a gripe que afeta as aves é outra. Em cima das caixas está escrito: “ovos grandes”. Mas, dentro, eles têm o tamanho quase de uma bola de pingue-pongue. Seria razoável cobrar o produto por peso, assim como foi feito com o pão (antigamente vendido por unidade), e não por dúzia ou embalagem.

Mais Conteúdo