Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.

Retrô: coronel Lopes Vieira discursa na inauguração do Campo da Liga, em 1930

Foto: Acervo coronel Edmundo José de Bastos Júnior/Divulgação/ND

Coronel Lopes Vieira, presidente da Federação Catarinense de Desportos, discursa na reinauguração do Campo da Liga, em 13 de maio de 1930, antes da final do Campeonato Estadual de 1929, disputada pelos times do Adolpho Konder, de Florianópolis, e do Caxias, de Joinville, que venceu a partida.

A imagem é uma dos tesouros garimpados por José Geraldo Rodrigues de Menezes, coronel da reserva da Polícia Militar e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, que lança nesta quinta-feira (5), às 19h, no Salão Nobre do Comando Geral da PM, na Capital, o livro “Adolpho Konder Foot-Ball Club – A Força Pública no Futebol Catarinense”.

A obra resgata uma época marcante da história esportiva, social e política do Estado e do País, reportando o período em que o Adolpho Konder Foot-Ball Club – fundado em 1926 e extinto com a Revolução de 1930 – representou a Força Pública no futebol catarinense.

No dia 12, às 19h, os autógrafos serão no Arquivo Histórico de Joinville.

Mais Conteúdo