Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.

Tenor catarinense é selecionado para a 5ª Academia Canto em Trancoso, na Bahia

Atualizado

Foto – Tóia Oliveira/Divulgação/ND

O tenor Gustavo Tasso Borges Fernandes, 26 anos, lagunense radicado em Florianópolis, é o único catarinense entre os 38 cantores selecionados em meio a 145 inscritos do Brasil para uma bolsa completa de estudos na 5ª Academia Canto em Trancoso, em Porto Seguro (BA).

Junto com bolsistas do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, ele participará do evento promovido pela associação cultural Mozarteum Brasileiro, de 7 a 13 de julho.

Foto – Gabriel Schneider/Divulgação/ND

No encerramento, os cantores se apresentarão nas peças “Magnificat” (Bach) e “Gloria” (Vivaldi) acompanhados da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, regida pelo maestro Rolf Beck, diretor do coro Chorakademie Lübeck. Serão anunciadas nesta noite as vozes que mais se destacaram para receber bolsa adicional de aperfeiçoamento na Alemanha, em 2020.

Engenheiro mecânico formado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Gustavo iniciou seus estudos em teoria musical e piano aos nove anos no Conservatório Lagunense de Música com as professoras Maria Teresa Remor e Mirian Mombach Loch.

Foto – Gabriel Schneider/Divulgação/ND

Em 2013, continuou os estudos em piano, teoria musical, harmonia e solfejo com a pianista e organista Maria Olívia Rodrigues, de São Paulo. Foi aluno de canto lírico da soprano japonesa Masami Ganev e, atualmente, aperfeiçoa sua técnica com a premiada soprano Carla Domingues.

Participou como solista de diversos espetáculos de ópera e de repertórios variados para coro a capella e com orquestra, sendo o último o concerto “Canções da Disney”, no dia 6 deste mês, comemorativo aos 20 anos do Polyphonia Khoros, o qual integra desde 2017.

Mais Conteúdo