Alternativa

O balanço “ajustado” da Coopercred será apresentado na próxima quinta (3), às 18h, na sede da Acij (Associação Empresarial de Joinville), conforme edital de assembleia geral da cooperativa. O lado curioso é que o resultado da auditoria oficial não foi acatado pela diretoria e outra auditoria foi contratada. Uma empresa do Paraná realizou o trabalho que, diferentemente do que mostrou o resultado apontado pela Audiconsult de São José (que faz as auditorias de todas as cooperativas integrantes da Sicoob desde a fundação), não apontou os prejuízos do balanço em análise.
 

Investigação
Motivo de investigação pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, a superavaliação de imóvel que já estava alienado para a cooperativa por R$ 560 mil e “milagrosamente” passou a valer R$ 1,5 milhão é o mote do enredo que contrapõe a oposição ao atual comando da entidade em Joinville. Segundo se especula nas discussões internas da Coopercred, a busca por se apresentar uma nova leitura do balanço e esconder prejuízo da cooperativa referente ao exercício de 2011 é o que teria motivada o que alguns chamam de “manobra”.

CVJ/Arquivo/ND

Risco
Com nove dos 19 vereadores se apresentando como candidatos nas eleições deste ano, o Poder Legislativo de Joinville se mostra o mais elegível em meio ao mandato da história recente da cidade. Se o fato é positivo, pois mostraria a “competência” dos atuais componentes da Casa, que estariam buscando voos mais altos na carreira política, mostra também a possibilidade da Câmara ficar marcada por uma imagem derrotista a partir da segunda metade do mandato, em caso de derrota dos mesmos nas urnas. Há analistas eleitorais em Joinville que garantem que, na melhor das hipóteses, no máximo só dois dos vereadores candidatos lograrão êxito nas urnas – entre eles, talvez, o vereador mais votado de Joinville, Patrício Destro (foto).

 
EM ALTA
Joinville Square Garden. Um dos locais mais agradáveis para eventos da cidade, inova mais uma vez ao sediar a melhor festa verde e amarela para assistir jogos do Brasil na Copa, numa parceria com o Grupo RIC e rádio Jovem Pan FM.

EM BAIXA
João Carlos Gonçalves. Presidente da Câmara cometeu deslize ao afirmar que, ele próprio, autorizara vereador a utilizar carro oficial no feriado de Corpus Christi. Por mais que o cargo que exerça seja importante, não lhe dá o direito a passar por cima da lei.
 
 

Leandro Ferreira/Arquivo/ND

Nem cacoete
Constantemente sem verbas, a Promotur (Fundação de Turismo de Joinville) poderia ser desativada. Manter equipe permanente em meio à falta de ações na pasta é um contrassenso. Para piorar o desempenho do setor, publicaram recentemente um mapa da cidade recheado de erros. Ginásio Ivan Rodrigues é chamado de “Nereu Ramos”. O Complexo da Expoville virou ameaça de bomba: “Exploville”. Já a tradicional Sociedade Harmonia-Lyra está colocada como “Harminia-Lyra”. Amadorismo puro. Material foi retirado de circulação para corrigir os erros. Não adiantou muito. Voltou a circular com alguns erros ainda mantidos.

  
Estranho 1
Titular de dois cargos de importância na Prefeitura de Joinville, causa surpresa o fato de André Fernandes ter feito o concurso público para vaga de Guarda Municipal. Ele terminou em oitavo lugar com a nota 79,92. Irmão do ex-secretário da Articulação Internacional do Governo do Estado, Alexandre Fernandes, André é diretor-executivo da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, além de ser diretor administrativo-financeiro do Ittran. Ele, inclusive, participou da pesquisa de implantação da Guarda Municipal em Joinville.

Estranho 2
Hummmmm… Curioso também, o fato de ter ficado fora do ar a parte referente ao concurso da Guarda Municipal no site da Sociesc, desde ontem, sem quaisquer informações dos aprovados no concurso. Nas redes sociais, queixas em relação à prova são frequentes há dias.

DIRETAS
 
– Instalação de novas lixeiras, reforço nas medidas de conscientização para a coleta seletiva, manutenção das praças e limpeza de vias e bocas de lobo são as ações desenvolvidas pela Seinfra. Com mais de 500 pessoas na equipe, a pasta quer melhorar limpeza pública na cidade.

– Em meio à Copa do Mundo, o tom foi recheado de eufemismo. Tebaldi sobre a convenção tucana: “É um dia histórico para o PSDB e para os catarinenses. Com Aécio presidente e Paulo Bauer governador, vamos colocar o Brasil e Santa Catarina novamente no caminho do desenvolvimento sustentável e com equilíbrio”.

– Salve! Com a garantia da volta dos transatlânticos a São Francisco do Sul na próxima temporada e o início de implantação do programa de saneamento básico, a Babitonga teve semana de destaque.

– Ele se manteve no cargo de prefeito após nova investida contra suas ações. Prefeito de Araquari, João Pedro Woitexen ainda deverá viver outros momentos de “inferno astral”, garantem vozes oposicionistas da cidade e região.

– Sumidos nos últimos tempos, o PT de Joinville tem três candidatos na cidade, dois a deputado federal (Carlito e Mariano) e um a estadual (Bento). Apatia que marcou a presença da sigla durante a greve dos servidores, por exemplo, deve terminar em pouco tempo.
 

Mais Conteúdo