Com 1 milhão de foliões, Florianópolis vira destino do Carnaval de rua no País

Atualizado

Os blocos carnavalescos crescem cada vez mais em Florianópolis. Fora os tradicionais Berbigão do Boca, Enterro da Tristeza do Bloco SOS e tantos outros, novas opções de festas de rua surgem todos os anos. Em 2020, a prefeitura apoiou pelo menos 86 eventos em todas as regiões da Capital catarinense. A programação atraiu cerca de 1 milhão de foliões de todas as idades. Só no Bloco de Sujos, no sábado de Carnaval, o público estimado no Centro da cidade foi de 181 mil pessoas, segundo a PM (Polícia Militar).

“Florianópolis é um destino de carnaval de rua. Certamente, chegamos a mais de 130 blocos, com os que não solicitaram o apoio da prefeitura. A gente teve um bom crescimento de foliões este ano. Somando todos os dias do carnaval e ainda o Quero Parar Mas Não Consigo, que vai reunir pelo menos entre 10 mil e 15 mil pessoas no sábado, vamos passar de 1 milhão de foliões”, conta o superintendente de turismo da cidade, Vinícius de Lucca.

Onodi foi um dos mais de 130 blocos deste Carnaval e tomou as ruas do Campeche no domingo (23) – Foto: Milton Ostetto/Divulgação/ND

Mais de 360 mil pessoas passaram pelo Centro

De acordo com a patrocinadora da Arena Skol Floripa, mais de 360 mil pessoas passaram pelo Centro da cidade de sexta a segunda-feira para acompanhar os shows nacionais no local.

A empresa ainda disponibilizou 10 ônibus para transporte gratuito de foliões entre a Ilha e o Continente, que foi utilizado por 3 mil pessoas.

Segundo o superintendente Vinícius de Lucca, outro indicador do aumento de foliões este ano é a quantidade de resíduos que a Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap) coletou.

Foram recolhidas 160 toneladas de resíduos das festas públicas de todo o município, incluindo 13 toneladas de vidro encaminhadas para a reciclagem — um crescimento de 108% na coleta seletiva de vidro nesse período em relação ao ano passado.

Só no Centro da cidade (ruas e Complexo Nego Quirido) foram coletadas 70 toneladas de resíduos, 33% a mais do que em 2019. As informações são da autarquia.

Ainda tem mais

Quem ainda tem pique para mais um dia de folia poderá se jogar na festa neste sábado (29). A partir das 11h, o bloco Quero Parar Mas Não Consigo agita a Praça Fernando Machado, no Centro da cidade. O evento vai até as 20h.

Além disso, a Unidos da Coloninha irá comemorar o título de campeã do Carnaval 2020 com um desfile na Beira-mar Continental. A apresentação da “Gigante do Continente” começa às 21h.

Serviço

O quê: Quero Parar Mas Não Consigo
Quando: sábado (29), das 11h às 20h
Onde: Praça Fernando Machado — Centro, Florianópolis

O quê: Desfile Unidos da Coloninha
Quando: sábado (29), a partir das 21h
Onde: Beira-mar Continental de Florianópolis

Mais conteúdo sobre

Carnaval 2020